Fundação de Serralves realiza em 2023 ciclo de conversas “Alimentar uma causa”

“Como as emoções são influenciadas pelo que comemos” é o tema da primeira sessão do ciclo de conversas “Alimentar uma causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, que conta com a parceria científica da Universidade Católica Portuguesa no Porto. O ciclo decorre ao longo de 2023 e esta primeira sessão terá lugar a 29 de Janeiro, a partir das 11h00, na Fundação de Serralves, estando a cargo de Patrícia Oliveira e Silva, directora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) e vice-directora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto.

O ciclo de conversas “Alimentar uma causa” vai contar com 11 sessões, distribuídas por 11 domingos, entre Janeiro e Dezembro, tendo sempre a alimentação como tema central. Além da já referida, os temas são: “O vinho é uma coisa simples, ou talvez não” (Tim Hogg, da Escola Superior de Biotecnologia – 19 de Fevereiro, a partir das 11h00); “Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise” (Marta Vasconcelos, da Escola Superior de Biotecnologia); “Funcionalização dos alimentos e saúde” (Ana Gomes, da Escola Superior de Biotecnologia); “Os cidadãos e o desperdício alimentar: perspectiva jurídica” (Raquel Carvalho, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, e Alexandra Afonso Ribeiro do CETRAD-UTAD); “Tendências e escolhas dos consumidores” (Maria João Monteiro, da Escola Superior de Biotecnologia, e um membro da Portugal Foods); “Alimentação, Nutrição e Bem-estar!” (Marta Correia, da Escola Superior de Biotecnologia); “Economias, agriculturas e segurança alimentar” (Leonardo Costa, da Católica Porto Business School); “Vírus e bactérias (também) tornam alimentos seguros!” (Paula Teixeira, da Escola Superior de Biotecnologia); “O poder de uma embalagem! Mitos e factos” (Fátima Poças, da Escola Superior de Biotecnologia); “Inovação na sustentabilidade e regeneração” (João Pinto, da Católica Porto Business School).

Segundo a organização, esta abordagem do tema alimentação de diferentes ângulos visa «permitir um caminho de reflexão em torno de uma área, que sensibilize para temas da actualidade e que promova uma visão integrada da alimentação e de como esta afecta não só o nosso corpo, mas também a nossa sociedade». Célia Manaia, vice-presidente da Universidade Católica Portuguesa no Porto afirma que este ciclo de conversas «traz um olhar panorâmico e interdisciplinar sobre o tema alimentação» e que, «através de um único tema, criar-se-ão pontes e sinergias que realçam a importância da alimentação na sociedade, desde o impacto no nosso organismo a todas as actividades que lhes estão associadas, designadamente no desenvolvimento económico ou na geração de emprego».

As sessões são de entrada livre, mas é necessária inscrição prévia. Pode obter mais informação sobre o ciclo de conversas “Alimentar uma causa” aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Notícias Recentes

FLF 238_publirreportagem_Ascenza
Eficacia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival

Notícias relacionadas

FLF 238_publirreportagem_Ascenza
Eficacia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...
2
Publicada declaração que rectifica composição do Comité de Acompanhamento do PEPAC
Foi publicada a 15 de Fevereiro, em Diário da República, uma declaração de rectificação...