Frutas Classe em foco no 18.º episódio d’“A palavra aos frescos”

Localizada em Salir do Porto, a Frutas Classe é a organização de produtores em foco no 18.º episódio da série de reportagens vídeo intitulada “A palavra aos frescos”, disponibilizado recentemente pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e que pode visionar aqui. Esta empresa dedica-se à produção de morangos em Portugal, conta com uma área total de produção de 50 hectares, que estão distribuídos por Salir do Porto, Almeirim e Pegões, e produziu em 2022 mais de 2.000 toneladas de morango, com escoamento focado no mercado nacional.

Segundo a FNOP, «desde 2021, a Frutas Classe, SA iniciou um programa de investigação pioneiro em Portugal, com o objetivo de obter novas variedades de morango mais adaptadas à região. Este programa inovador visa aprimorar a qualidade e a resistência dos morangos, resultando em frutas ainda mais saborosas e adequadas ao clima e solo locais». A FNOP sublinha ainda que, «em 2024, a Frutas Classe, SA tem planos de expansão, com uma previsão de aumento de 25% na área de produção», acrescentando que «esse crescimento reflecte o sucesso e a demanda crescente pelos seus produtos».

A rubrica “A palavra aos frescos” foi relançada no fim de Agosto de 2022 pela FNOP e é financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), no âmbito do projecto “F&H_Org – Promover e organizar o sector hortofrutícola”, da Rede Rural Nacional (na vertente “Observação da agricultura e dos territórios rurais”). Esta iniciativa consiste numa série de reportagens em vídeo sobre organizações de produtores nacionais e os seus produtos, tendo como principal objectivo «mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e, desta forma, contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal, aproximando-o o mais possível da média europeia».

Pode visionar aqui os episódios anteriores da série “A palavra aos frescos”. Os vídeos já foram dedicados às organizações de produtores Alensado, O Melro.OP, CPF, Alentejanices com Tomate, Torriba, Frutus, Hortofrutícolas Campelos, Frusoal, PrimoHorta, Frutalgoz, Granfer, Provape, Madrefruta, Frutoeste, Frutalmente, NARC Frutas e Carmo & Silvério.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

power-lines-532720_1280
Fenareg pede que o Governo active contratos de eletricidade sazonais para o regadio
3
Arruda dos Vinhos acolhe Agrifood Open Day 2024 a 10 de Julho
4b
Asfertglobal lança inoculante microbiano Kiplant Endofit

Notícias relacionadas

power-lines-532720_1280
Fenareg pede que o Governo active contratos de eletricidade sazonais para o regadio
Em Portugal, a potência elétrica contratada continua a ser cobrada aos agricultores...
3
Arruda dos Vinhos acolhe Agrifood Open Day 2024 a 10 de Julho
Decorre a 10 de Julho, no Centro Cultural do Morgado/Palácio do Morgado, em...
4b
Asfertglobal lança inoculante microbiano Kiplant Endofit
A multinacional portuguesa Asfertglobal, que opera no sector da biotecnologia,...
1
Mercadona assinala cinco anos em Portugal e 1.000 milhões de euros investidos
A Mercadona, empresa de supermercados, assinala esta terça-feira, dia 2 de Julho,...