Fruit Attraction: Portugal Fresh promove participação conjunta recorde

Na Fruit Attraction 2022, a participação conjunta portuguesa organizada pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal vai ocupar uma área de 575 metros quadrados e vai contar com 46 empresas e associações do sector das frutas e legumes. A Portugal Fresh assinala que esta «é a maior participação portuguesa de sempre nesta feira empresarial», cuja edição de 2022 decorre entre 4 e 6 de Outubro, em Madrid, Espanha.

Segundo a entidade, as exportações de frutas, legumes e flores no primeiro semestre de 2022 totalizaram 939 milhões de euros (um aumento de 16% em valor) e 805.000 toneladas (um crescimento de 14%). Quanto a mercados de destino, os principais são, em ordem decrescente, Espanha (com 29% do valor exportado), França, Holanda, Alemanha e Reino Unido.

A associação realça que, «apesar dos bons resultados no palco internacional», o sector agroalimentar atravessa um «momento difícil»: por um lado, «enfrenta a maior subida de sempre nos custos da energia, combustíveis, fertilizantes e outras matérias-primas»; por outro, «a seca extrema que tem afectado o país de Norte a Sul está a prejudicar a produtividade e os calibres da maioria das frutas e legumes». «A Portugal Fresh regressa à Fruit Attraction em Madrid num cenário extremamente difícil. A promoção internacional pode contribuir para valorizar a produção e ajudar as empresas a diversificarem destinos para os seus produtos. Contudo, é necessária uma distribuição mais justa do valor na cadeia agroalimentar, com a indústria e o retalho. Os agricultores têm que ser melhor remunerados, a fim de serem competitivos», afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh (na fotografia abaixo).

Gonçalo Santos Andade7

Em paralelo, a entidade defende «a modernização urgente dos aproveitamentos hidroagrícolas e a criação de charcas e barragens, vitais para ultrapassar os impactos da seca». «Os produtos portugueses têm muita procura no mercado internacional. Se não renovarmos e modernizarmos os perímetros de rega existentes e criando novos, os países na latitude sul da Europa irão aproveitar a nossa falta de estratégia para o regadio. Todas as medidas até agora anunciadas pelo Governo são exíguas face às adoptadas em Espanha, maior concorrente de Portugal a nível da produção», comenta Gonçalo Santos Andrade.

Esta participação conjunta é realizada no âmbito do “Projecto Conjunto de Internacionalização 2022/2023”, apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. De acordo com a Portugal Fresh, «o regresso à Fruit Attraction é uma oportunidade para as empresas portuguesas promoverem as frutas e legumes nacionais junto de compradores internacionais, num esforço conjunto para diversificar mercados e aumentar o valor dos produtos portugueses, reconhecidos pela sua qualidade e sabor distintivo».

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