As “Fresh Talks” consistem num conjunto de conversas em vídeo, em torno dos «produtos mais exportados pelas empresas portuguesas» do sector das frutas, legumes e flores, para «divulgar a dinâmica e resiliência do sector». Esta é uma iniciativa que a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal lançou hoje, 28 de Setembro, e que pode ser visionada através das redes sociais e do site da entidade.
No primeiro episódio, o tema é os citrinos, com Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, conversa com Pedro Madeira, sócio-gerente da Frusoal, organização de produtores de citrinos com 1.500 hectares em produção. Em 2020, as exportações de citrinos tiveram um valor de 179 milhões de euros, o que representa um aumento de 54% face ao período homólogo de 2019. A maioria da produção nacional (83%) de citrinos concentra-se no Algarve.
Em comunicado, a Portugal Fresh realça que, na última década, «o valor das exportações das frutas, legumes e flores nacionais duplicou, de 780 milhões de euros em 2010 para 1.683 milhões de euros em 2020» e que «o sector exporta agora mais de metade do valor da produção». As “Fresh Talks” têm o apoio da Caixa de Crédito Agrícola e os próximos episódios deste ciclo vão ser dedicadas ao tomate de indústria, aos pequenos frutos, às flores e à pêra Rocha.
O primeiro episódio das “Fresh Talks” é disponibilizado uma semana antes do regresso de muitas empresas do sector à presença física em eventos internacionais, na Fruit Attraction, em Madrid, de 5 a 7 de Outubro. Neste certame, a Portugal Fresh organiza uma presença conjunta de empresas portuguesas, tal como tem feito nos últimos anos.