Foram eleitos ontem, 27 de Maio, os órgãos sociais da ViniPortugal para o triénio 2020/2023, com Frederico Falcão como o novo presidente da Direcção da associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. Da Direcção fazem também parte Jorge Basto Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da Federação Nacional das Adegas Cooperativas (Fenadegas), em representação da vertente da produção, e João Gomes da Silva, administrador de marketing e vendas da Sogrape, em representação da vertente do comércio.
Frederico Falcão, que sucede a Jorge Monteiro na presidência executiva da associação, foi, entre 2018 e 2019, CEO da Bacalhôa. Licenciado em Agronomia pela Universidade de Évora, com pós-graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto, trabalhou como enólogo em vários produtores de vinho – Esporão, Companhia das Lezírias, Pegos Claros e Fundação Abreu Callado –, assumindo em 2012, e até 2018, o cargo de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), entidade de que foi o mais jovem presidente até à data.
Em comunicado, a ViniPortugal refere que Frederico Falcão «aponta três prioridades para o mandato que acaba de iniciar: criar um observatório de mercados internacionais; reforçar a aposta na formação dos agentes económicos e promover mais acções para valorizar os vinhos portugueses no mercado internacional, procurando aumentar o preço médio por garrafa; responder aos desafios colocados aos vinhos portugueses pela pandemia da covid-19». O novo presidente da Direcção da entidade manifesta «muita satisfação» por assumir o cargo: «É uma associação que conheço bem, que tem vindo a desenvolver um trabalho muito meritório na promoção dos Vinhos de Portugal a nível global e é nesse caminho que pretendo prosseguir nos próximos anos, colocando ainda mais energia para tentar ajudar o sector a crescer de uma forma mais rápida».
A Assembleia Geral em que foram eleitos os novos órgãos sociais da ViniPortugal para o triénio 2020/2023 teve lugar no CNEMA, em Santarém. A ViniPortugal tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses.