A primeira edição do Fórum Smart Farm vai ter lugar a 6 de Julho, na Smart Farm, localizada na Companhia das Lezírias (Lezíria do Tejo). Esta iniciativa é organizada pela Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla) e conta com os convidados Domingos Santos (agricultor), Jaime Ferreira (da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica [Agrobio]), José Diogo Albuquerque (do site Agroportal) João Mendes (agricultor) e Luís Antunes (da Anipla). O Fórum será moderado por Ana Bravo, a voz do programa quinzenal da rádio TSF sobre agricultura: Fito-Minuto.
O Fórum Smart Farm será dedicado «à sustentabilidade da produção de alimentos», visando «abrir o debate entre o sector e os consumidores portugueses», como se explica em comunicado. Assim, vão ser apresentados «factos e dados sobre a realidade da actividade agrícola moderna» e «vão estar em cima da “mesa” os desafios e as histórias de sucesso do dia-a-dia de quem trabalha a agricultura num tempo de grandes desafios ao sector».
Desta forma, «oradores e audiência são convidados a reflectir e ponderar sobre a resposta que a sociedade tem dado à necessidade mundial de alimentos e outros bem agrícolas, sem descurar o futuro da actividade». «Uma responsabilidade que é de todas as pessoas, de dentro e fora do sector, onde todos os dias somos confrontados com decisões, que vão das opções que tomamos como produtores, às escolhas que fazemos enquanto consumidores», defende a Anipla.
«Todos os dias os produtores agrícolas enfrentam adversidades, como são, entre outras, as pragas, doenças, infestantes e as alterações climáticas, num esforço e empenho diários para que os alimentos mantenham um preço acessível e cumpram os elevados padrões de segurança da União Europeia. A somar a esta exigência, as organizações cívicas internacionais apelam à necessidade de se aumentar a quantidade de alimentos produzidos, para se poder enfrentar o acelerado crescimento da população mundial», , afirma António Lopes Dias, director executivo da Anipla. «Estes são desafios exigentes, dos quais os consumidores têm que estar cientes, para que se possam unir aos agricultores e combater mitos e desinformação.»
Este evento vai ter transmissão em directo a partir do Facebook da Anipla e em várias páginas on-line. Após o debate, realiza-se uma visita à Smart Farm – um projecto da Anipla, inaugurado em Novembro de 2016, que consiste num espaço de demonstração da implementação de boas práticas agrícolas recomendadas pela indústria farmacêutica.