Food4Sustainability Colab premeia operadores biológicos

O “Biolog – Catálogo nacional do agricultor biológico e sustentável nacional”, iniciativa desenvolvida pelo Food4Sustainability Colab, vai estar em destaque na participação desta entidade no “Evento Anual do i-Danha Food Lab”, que decorre de 4 a 6 de Novembro em Monsanto, Idanha-a-Nova. No dia 5 de Novembro, o Food4Sustainability Colab vai divulgar as “Distinções Biolog”, cujo principal objectivo é «referenciar e divulgar boas práticas em agricultura e em modo de produção biológica, ao partilhar histórias diferenciadoras e inspiradoras», e «distinguir o que de melhor se faz em biológico no nosso país».

3a

Segundo o Food4Sustainability Colab, «a distinção é exclusiva para registados no Biolog e para detentores de certificação biológica». A entidade explica que a plataforma electrónica “Biolog”, disponível aqui, visa «promover a produção biológica nacional» e «agrega e divulga toda a cadeia de produção alimentar biológica num único espaço, promove partilha de informação e de todos os que desenvolvem práticas com impacto positivo no ecossistema e assim, valoriza produtores e produtos produzidos de forma mais sustentável e que tem como objectivo fomentar e distinguir a produção biológica portuguesa».

O Food4Sustainability Colab, que está sediado em Idanha-a-Nova, apela a que os operadores certificados em agricultura ou produção biológicas se registem no portal “Biolog”. «Se se considera um operador biológico de referência ou conhece alguém que mereça ser distinguido pela sua actividade, veja os requisitos para participar e envie a sua história para biolog@biolog.pt até dia 20 de Outubro», refere um comunicado.

1b

A entidade indica que na primeira edição das “Distinções Biolog” «serão chamados a palco para serem distinguidos os operadores com a história que mais se destaca» em três categorias: “Sustentabilidade social”, “Inovação” e “Agricultura regenerativa”. «A história com maior impacto na comunidade e promoção de qualquer um dos eixos da sustentabilidade (económico, social e ambiental) será reconhecida com a distinção de Sustentabilidade social. Neste caso, será tida em conta a capacidade de criar emprego, inovar, dinamizar o mercado local ou nacional, apoiar comunidades mais vulneráveis e/ou promover a educação potenciando, ainda, a manutenção dos recursos naturais. Para a categoria de Inovação, será tido em conta o projecto biológico mais inovador, em relação à sua originalidade e novidade apresentada, justificando a criação de valor associada. Será dado, ainda, realce à história com a maior capacidade de promover a regeneração de ecossistemas e recursos naturais, com a distinção de Agricultura regenerativa.»

A quinta edição do “Evento Anual do i-Danha Food Lab” é organizada pela BGI, pelo Food4Sustainability CoLab e pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e «marca o fim de um ano de discussões sobre agricultura sustentável iniciadas pela BGI, pelo Food4Sustainability e pelo EIT Food». Os organizadores indicam que, de 4 a 6 de Novembro, os participantes terão «oportunidade de participar em sessões interactivas, explorar oportunidades de networking com diferentes stakeholders, descobrir programas do EIT Food que promovem mudanças no sector agroalimentar» (Grow Workshops, HelpFood 4.0 e Post Harvest School) e contactar com diferentes projectos europeus – como, por exemplo, European Digital Innovation Hub (EDIH), TransFarmers e Biolog. Pode obter aqui mais informações sobre o “Evento Anual do i-Danha Food Lab”, iniciativa que «reúne investidores, empresas, startups e empreendedores que actuam na cadeia de valor agroalimentar, nomeadamente nas indústrias de CleanTech, FoodTech e AgriTech».

i-Danha Food Lab Annual Event

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...