A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) disponibilizou no fim de Dezembro o quinto episódio da série de reportagens vídeo intitulada “A palavra aos frescos”. Neste novo episódio da iniciativa promovida pela FNOP, a organização de produtores em foco é a Torriba, que tem cerca de 25 anos de existência, representa 110 agricultores, que produzem 6.000 hectares de cerca de 15 culturas hortoindustriais, com destaque para o tomate de indústria, o pimento de indústria, a batata de indústria e a cenoura.

A FNOP sublinha que «organizar e capitalizar diferentes culturas e novos agricultores, por forma a ganharem escala e dimensão, são o mote da Torriba». Pode ver aqui este quinto episódio dedicado à Torriba e pode visionar os quatro vídeos anteriores aqui ou aqui – sobre a Alensado, a O Melro.OP, a CPF e a Alentejanices com Tomate.
A rubrica “A palavra aos frescos” foi relançada no fim de Agosto de 2022 pela FNOP e é financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), no âmbito do projecto “F&H_Org – Promover e organizar o sector hortofrutícola” da Rede Rural Nacional (na vertente “Observação da agricultura e dos territórios rurais”). Esta iniciativa consiste numa série de reportagens em vídeo sobre organizações de produtores nacionais e os seus produtos, tendo como principal objectivo «mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e, desta forma, contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal, aproximando-o o mais possível da média europeia».
