Na FachPack 2024, feira europeia de embalagens, tecnologia e processamento que decorreu em Nuremberga, na Alemanha, de 24 a 26 de Setembro, a Chep fez a primeira demonstração pública do novo contentor FalConic. Trata-se de «uma solução reutilizável e empilhável, concebida para o manuseamento, armazenamento e transporte de cargas secas de peso leve e médio», sendo feito com «80% de materiais reciclados pós-consumo (PCR)».
Criado e lançado pela divisão Pallecon da Chep Europa, foi concebido, segundo a empresa, «tendo em conta a eficiência e a funcionalidade». «Com uma capacidade de carga de até 600 kg e volume de 1.014 litros, o contentor está equipado com um mecanismo automático de bloqueio com suporte, que elimina a necessidade de utilizar película, reduzindo os custos de trabalho e optimizando as operações. É fornecido numa variedade de alturas de suporte para diferentes necessidades de produção», detalha a Chep.
A empresa realça que o FalConic possui «uma melhor ergonomia e possibilidade de dobragem», o que «melhora a eficiência e sustentabilidade das embalagens de peso leve e médio». A isto acresce que «o design melhorado da palete base permite a integração perfeita com grampos automatizados, tornando-o numa solução ideal para processos manuais e automatizados», e que «o design ergonómico garante um uso fácil, ao eliminar a necessidade de o utilizador se dobrar para fixar o suporte».

A Chep assinala também que este contentor «é de série única, com um código de leitura que faculta informações sobre a localização dos contentores, padrões de utilização e tempos de ciclo, possibilitando que os clientes identifiquem oportunidades para aumentar eficiências e melhorar a gestão das respectivas operações de negócio». O FalConic faz parte da gama Pallecon – onde figura também o contentor ZirConic, vencedor do mais recente Red Dot Product Design Award e que é «mais adequado para cargas pesadas» – e ficará disponível para ser usado pelos clientes a partir do início de 2025.
De acordo com a empresa, este novo equipamento reutilizável «representa um marco significativo no empenho da Chep em fornecer soluções inovadoras de alta qualidade para satisfazer as necessidades em constante evolução dos sectores, como o embalamento e a coembalagem, mas também do comércio electrónico, em que as embalagens de transporte de utilização única criam ineficiências e custos desnecessários nos processos de manuseamento e eliminação». Neste contexto, a empresa destaca a vertente da sustentabilidade promovida pelo FalConic, uma vez que «representa uma alternativa reutilizável a embalagens de transporte de utilização única, ajudando as empresas a minimizar o respectivo impacto ambiental», frisando ainda que «a excelente possibilidade de dobragem do contentor também oferece um armazenamento optimizado, o que implica um menor número de camiões necessários para o transporte, contribuindo directamente para a diminuição de emissões de carbono».
Nicholas Gibbons, General Manager da CHEP Pallecon, Europa, diz que «o contentor FalConic é um verdadeiro exemplo do nosso compromisso com a inovação, resiliência e sustentabilidade. É uma excelente aposta na experiência do cliente em toda a cadeia de abastecimento». «Agora, com a regulamentação relativa a embalagens e resíduos de embalagens a orientar o sector, é essencial atingir objectivos de capacidade de reutilização e de conteúdos reciclados. O contentor FalConic foi desenvolvido com esta visão em mente e orientado pelas opiniões dos nossos clientes. É com enorme expectativa que aguardarmos analisar o impacto positivo que terá no sector», conclui.
A CHEP opera na área da logística, através do pooling, um modelo de partilha e reutilização das suas plataformas, operando essencialmente nos sectores de bens de consumo rápido, produtos frescos, bebidas, retalho e indústrias de fabrico em geral. Faz parte do Grupo Brambles e opera em 60 países, encontrando-se as maiores operações na América do Norte e na Europa Ocidental.