No primeiro trimestre de 2022, as exportações de vinhos portugueses registaram um aumento de 2,48% em valor e de 4,07% em preço médio, face ao período homólogo de 2021. Segundo os dados divulgados pela ViniPortugal, a associação interprofissional do vinho, o valor das exportações nos três primeiros meses deste ano ultrapassou os 212 milhões de euros.
Comparativamente ao mesmo período de 2021, houve uma redução nas exportações para o mercado comunitário em volume (-4,80%) e em valor (-3,00%), embora se tenha verificado uma subido do preço médio (em 1,89%). Quanto aos países terceiros, os dados indicam um crescimento das exportações em volume (1,39%), em valor (7,64%) e em preço médio (6,17%).
A ViniPortugal assinala também um incremento das exportações em valor para Canadá (em 32,02%), Angola (46,27%) e Suíça (11,71%). De Janeiro a Março de 2022, o top 5 dos principais destinos dos vinhos portugueses em valor é ocupado, em ordem decrescente, por França, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e Reino Unido foram os mercados que mais se destacaram neste período (ver o quadro abaixo).
De acordo com a ViniPortugal, «o primeiro trimestre de 2022 foi positivo para as exportações de vinhos portugueses, em comparação com o mesmo período de 2021», e estas «mantêm uma dinâmica positiva de crescimento». «Portugal prossegue nos mercados externos a apresentar vinhos de qualidade, facto que nos tem permitido aumentar o preço médio, tendo o primeiro trimestre crescido 4,07% em preço médio. Na linha da nossa estratégia de aumento de valor, é com satisfação que vemos estes resultados do primeiro trimestre de 2022, mas, sobretudo, é incrível observar a resiliência do sector, a excelência da produção nacional, que inova ano após ano e demonstra, uma vez mais, a sua determinação em vender bom vinho nacional além-fronteiras», refere Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, a propósito destes dados.