De 9 a 11 de Novembro, tem lugar em Monsanto a terceira edição do evento anual do i-Danha Food Lab, demonstrador de tecnologias de agricultura criado em 2016. Este evento é promovido pela Building Global Innovators (aceleradora de base tecnológica oriunda do programa MIT Portugal) e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), na vertente “Food”.
No dia 10, terá lugar uma conferência e as respectivas sessões paralelas. Durante este dia, serão apresentados os resultados anuais do projecto. A organização indica que «será ainda conduzido o “Demo Day” do Prémio de Inovação do EIT Food, onde 10 startups da área “AgriFood” competirão por 10.000 euros e pelo apoio do EIT Food [principal veículo da Comissão Europeia para o desenvolvimento da tecnologia e inovação da indústria alimentar] no desenvolvimento do seu negócio na Europa». No dia 11, vai ser realizada uma visita ao banco de terras onde estão implementados os pilotos.
A terceira edição do evento anual do i-Danha Food Lab vai contar com a presença de vários “Knowledge Innovation Communities” (KICs) do EIT. Esta iniciativa «marcará ainda o encerramento do Acelerador i-Danha Food Lab 2018, que apoiou tecnologias da área alimentar (desde a semente, distribuição ao consumidor final), cujas startups farão “pitch” para um selecto grupo de investidores».
Segundo um comunicado da organização, «o i-Danha Food Lab visa tornar Idanha-a-Nova num importante centro de demonstração aplicada do ‘estado da arte’ na área da agricultura sustentável». O i-Danha Food Lab tem também o apoio do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do ISCTE-IUL, da Universidade de Coimbra, do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), entre outros.
A participação no evento é gratuita, mediante registo. Os interessados podem obter mais informações aqui.