Empresas agrícolas introduzem nova tecnologia na aplicação de fitofármacos

ADAMA, BASF, Corteva Agriscience, Nufarm e Syngenta uniram-se para melhorar a gestão de produtos fitossanitários na Europa e introduzir uma nova tecnologia de transferência fechada (CTS). Assim, cada uma destas empresas está já a realizar projectos-piloto do sistema CTS “easyconnect” para avaliar os benefícios para operadores, agricultores e meio ambiente.

O sistema “easyconnect” consiste numa tampa de rosca (conectada aos recipientes) e um acoplador, que juntos formam o CTS. Espera-se que até 2021/2022 uma ampla gama de embalagens (Padrão IS 63) esteja equipada com esta tampa de rosca padronizada em países como Dinamarca, Alemanha, França, Países Baixos e Reino Unido.

«Um CTS como“ easyconnect ”permite que produtos fitossanitários sejam despejados directamente do recipiente original para o tanque e que se meça com precisão o volume de produto fitossanitário que é transferido. Isto reduz significativamente a exposição do operador, bem como riscos ambientais decorrentes de respingos ou derramamentos», declarou Livio Tedeschi, vice-presidente de soluções agrícolas da EMEA e CIS da BASF.

easyconnect system_5

«A introdução de um sistema como o CTS numa ampla gama de produtos contribuirá com benefícios reais para o meio ambiente, reduzindo significativamente o risco de derramamentos durante o manuseamento do produto. Também facilita a lavagem integrada», disse por sua vez Xavier Leprince, director de Sustentabilidade para a Europa, África e Médio Oriente da Syngenta.

«Hoje há muito interesse pela eficiência na gestão de uma exploração. Para optimizar o tempo gasto em campo durante os dias elegíveis para tratamento, os operadores desejam que essa operação seja rápida sem reduzir a segurança. O sistema CTS, e específicamente o “easyconnect”, permite isso», disse Luise Brinkworth, chefe de Segurança de produtos do norte da Europa na Corteva Agriscience.

Bertrand Lombard, vice-presidente da ADAMA Europa do Sul, acrescentou: «É um benefício importante para o agricultor, pois o CTS é fácil de manusear e a tecnologia “easyconnect” reduz o tempo de o manuseamento».

«Teremos o maior prazer em ver os agricultores adoptarem esta tecnologia. É por isso que cinco dos maiores representantes do sector estão a dar este passo estudando a sua eficácia no sentido de se melhorar continuamente a maneira como os produtos fitossanitários são manipulados», destacou por sua vez Karina von Detten, chefe de portfólio de soluções EuMEA da Nufarm.

Desenvolvido pela BASF em colaboração com fabricantes de equipamentos, o “easyconnect” foi extensivamente testado em campo em vários países desde 2015. O sistema foi aprimorado tendo continuamente em conta as avaliações dos agricultores em termos de manuseamento e velocidade.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar

Notícias relacionadas

1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...