Já teve início a construção do bloco de rega de Viana do Alentejo, uma obra inserida no projecto de expansão do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). Localizada no distrito de Évora, esta infraestrutura de rega vai beneficiar uma área com cerca de 4.600 hectares, explica a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).
Segundo uma nota da EDIA, o projecto deste novo bloco de rega agora já em obra contempla a instalação de 36 quilómetros de condutas – 11 dos quais são adutores principais e 25 de redes de rega – e irá ainda contar com cerca de dois quilómetros de redes viárias e de 31 hidrantes que servem 91 bocas de rega. A entidade refere ainda que, à data, estão em curso as empreitadas de rega dos blocos de Évora, Cuba/Odivelas e Viana do Alentejo, envolvendo mais de 10.000 novos hectares de regadio.
O EFMA já equipa cerca de 120.000 hectares com infraestruturas de rega, tendo começado no início de 2020 a segunda fase. Recorde-se que o projecto de expansão do EFMA está enquadrado pelo Plano Nacional de Regadios e prevê a instalação de mais cerca de 50.000 hectares, totalizando assim o empreendimento, em 2023, uma área beneficiada de 170.000 hectares.