Ministério da Agricultura prepara soluções para prejuízos das intempéries

No passado Sábado, 6 de Junho, a ministra da Agricultura e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural estiveram reunidos, em Moimenta da Beira, com autarcas das regiões afectadas pelas intempéries ocorridas recentemente – em especial no dia 31 de Maio – na região. Além de ouvirem os relatos, queixas e sugestões dos autarcas, Maria do Céu Albuquerque e Nuno Russo apresentaram algumas soluções aos presidentes das câmaras municipais, tendo anunciado que «estão a ser estudadas medidas que visam minimizar os prejuízos que vierem a ser quantificados pelos serviços do Ministério da Agricultura e propor soluções para o futuro que possam ir ao encontro das expectativas do sector».

Segundo um comunicado do Ministério, as medidas propostas aos autarcas incidem em três linhas de intervenção. «A primeira, de resposta mais imediata, e que visa minimizar os impactos negativos das intempéries, passa pela criação de uma linha de crédito bonificada de apoio à tesouraria e fundo de maneio dos produtores», refere a entidade. A isto acresce «um apoio repartido, ao abrigo de um protocolo a estabelecer entre o Ministério da Agricultura e os municípios afectados, para a aplicação imediata de tratamentos a pomares e vinhas, para um mais rápido restabelecimento da capacidade produtiva».

Granizo1a

[Imagem: Jornal de Notícias]

A segunda proposta surge no âmbito do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020) e consiste na «possibilidade da aplicação da medida de financiamento do Restabelecimento do Potencial Produtivo, para fazer face ao prejuízo verificado nas infraestruturas e em árvores». Para esse fim, «está a ser feito o levantamento exaustivo do investimento potencialmente elegível no âmbito desta medida».

Há ainda uma terceira linha de intervenção, «de carácter preventivo», que «passa por apoiar investimentos, no âmbito do PDR 2020, destinados a reduzir ou prevenir o impacto de catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos ou acontecimentos catastróficos». A nota do Ministério indica que «esta solução possibilita, aos produtores das regiões afectadas sistematicamente por intempéries, instalar equipamentos de prevenção, como por exemplo redes antigranizo e, assim, evitar ou minimizar situações futuras».

Na ocasião, a ministra da Agricultura recordou que está agendada, para 16 de Junho, uma reunião ordinária da Comissão de Acompanhamento do Sistema dos Seguros Agrícolas, «no âmbito da qual está previsto analisar este tipo de situações e encontrar formas mais atractivas e ajustadas às necessidades dos agricultores».  Após a reunião com os autarcas, Maria do Céu Albuquerque e Nuno Russo visitaram uma cooperativa e duas explorações agrícolas.

 

[Imagem de abertura: Notícias de Viseu]

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto

Notícias relacionadas

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...