EDIA disponibiliza novos ortofotomapas para a área de Alqueva

A EDIA disponibiliza a partir de agora ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efectuada em Outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos internamente pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm actualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta empresa, desde 2015, como contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.

A aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, que disponibiliza de forma gratuita ortofotomapas e altimetria, é hoje uma ferramenta importante na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Estes novos ortofotomapas envolvem as bandas RGB (composição vermelho, verde a azul), vulgarmente conhecido como fotografia aérea e NIR (Infravermelho próximo) com uma resolução de 35 cm no terreno. As imagens com banda de infravermelho próximo permitem detectar facilmente áreas com vegetação, representadas pela cor vermelha, que será mais intensa consoante o bom estado nutricional, a anatomia das folhas, o teor de água, o estado fenológico e o vigor vegetativo das culturas.

Estes dados podem ser redistribuídos e usados desde que cumpram determinados requisitos, entre eles a informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efectuadas.

Os Dados Geográficos de Alqueva podem ser descarregados no site da EDIA, aqui:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech

Notícias relacionadas

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
No dia 10 de Abril, a partir das 14h30, o Auditório do edifício Paços do Concelho...
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech
A Fertiberia Tech anunciou a integração da tecnologia AntiOX na sua marca de...
7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...