A DS Smith, fornecedora de soluções de packaging, inaugurou recentemente em Lisboa um centro colaborativo, para «realizar sessões de trabalho, inspiração e análise com os seus clientes, tanto presenciais como virtuais». Segundo a empresa, este «hub de inovação híbrido» resulta da necessidade de «dispor de um ponto de encontro para reunir os clientes num único espaço com a tecnologia necessária para a realização de sessões híbridas, que permitem encurtar tempos e garantir a segurança em momentos nos quais a mobilidade é mais complexa».
Em comunicado, a DS Smith explica que esta infraestrutura conta com câmaras PTZ – para apoiar as apresentações e experiências de unboxing em detalhe –, uma grande parede LED – para sessões virtuais que permitem realizar tours 360º pelos Impact Centres de toda a Europa ou apresentações com Realidade Virtual e Realidade Aumentada –, uma área de colaboração com quadro digital – para sessões práticas de cocriação criativa – e um conjunto de software de última geração. A empresa indica que, com estes recursos, pretende tornar as sessões de trabalho «impactantes, interactivas e colaborativas, num ambiente que evolui a cada dia», e que, para «inspirar» os seus clientes, está previsto recorrer a «diferentes dinâmicas de trabalho, como sessões individuais, seminários, workshops colaborativos ou apresentações de conceitos específicos».
A DS Smith realça ainda a «importância estratégica» deste novo espaço, «permitindo estabelecer uma ligação directa com os seus clientes de diferentes locais de Espanha e Portugal, juntamente com os seus representantes internacionais, que poderão intervir de forma telemática se necessário, agilizando assim o desenvolvimento dos projectos e dotando-os de uma abordagem global». «A digitalização imparável, especialmente após a pandemia, tem dado origem a ‘consumidores mistos’, que exigem agilidade e excelência tanto no ambiente físico como online. Esta tendência também se aplica ao mundo empresarial, no qual as empresas devem adaptar-se a este novo contexto híbrido para responder às necessidades dos seus clientes, que já estão a experienciar essa nova dinâmica enquanto consumidores», afirma Luís Serrano, director de Sales, Marketing & Innovation da DS Smith Ibéria.
«Este centro é um modelo piloto em termos de infraestrutura e colaboração, que dará aos nossos clientes de Espanha e Portugal a oportunidade de obterem uma experiência integrada de Impact e PackRight», refere Luís Serrano, lembrando a integração nesta abordagem dos modelos dos seus Impact e PackRight 2.0 Centres, «que se posicionaram como uma peça central do seu negócio nos últimos tempos». «Os avanços tecnológicos deste novo hub permitem-nos continuar a crescer no nosso processo de digitalização e fortalecer as nossas parcerias estratégicas, posicionando-nos como fornecedor líder de packaging em cartão canelado», comenta o director de Sales, Marketing & Innovation da DS Smith Ibéria.