Em 2020, as cadeias de comércio alimentar que integram a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) doaram cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares, o que constitui um aumento de 16% face ao ano anterior. Foram 11 as cadeias do sector de distribuição alimentar «que contribuíram activamente para os resultados alcançados na redução do desperdício alimentar», explica a APED: Aldi, Auchan Retail Portugal, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermaché, Lidl, Makro, Mercadona, Pingo Doce e Recheio.
Segundo o director geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, «no ano passado foi possível evitar-se o desperdício de mais 12.300 toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade», o que, diz a APED, representa «mais 17% do que em 2019». Isto foi feito «através de um circuito para facilitar o consumo destes produtos em condições de segurança, nomeadamente através da identificação dos produtos com etiqueta específica e redução do preço», numa iniciativa que abrangeu cerca de 1.800 lojas associadas da APED, indica a associação.
A entidade afirma que «o sector da distribuição está unido no compromisso de prevenção do desperdício alimentar» e que «muitas têm sido as boas práticas que resultam da actividade dos associados da APED no que à eficiência dos processos internos ou relação com os parceiros diz respeito». A APED divulgou esta informação a propósito da celebração do primeiro aniversário do Movimento Unidos Contra o Desperdício, entidade que nasceu a 29 de Setembro de 2020 – no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdícios Alimentares – e de que a APED é membro fundador.