No dia 27 de Fevereiro, a partir das 11h00, realiza-se no Brejão, no Sudoeste Alentejano, um dia de campo do projecto “SoiLife1st – Adaptação de sistemas produtivos em contexto de alterações climáticas”. Nesta iniciativa serão apresentados resultados referentes aos bioindicadores de solo durante o primeiro ano de ensaios e será feita uma visita ao campo piloto.
O campo piloto que vai receber o dia de campo é da Campotec, parceiro do projecto, e é um dos vários campos pilotos em curso no âmbito do “SoiLife1st”. O projecto “SoiLife1st” visa «devolver capacidade produtiva aos solos, garantir mais e melhor água disponível e aumentar a resiliência dos ecossistemas», tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e decorre «em continuidade do estudo das culturas de cobertura iniciado com os projectos “MaisSolo” e “Horticover”».
O consórcio deste projecto é liderado pelo Instituto Politécnico de Santarém e inclui Arminda Luz, Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), Campotec, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), Emergosol, Fertiprado, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Rumiagro, Sociedade Agrícola da Herdade das Malhadinhas e Sociedade Agrícola de S. João de Brito. O “SoiLife1st”, que teve início em Janeiro de 2022 e termina em Setembro de 2025, tem uma abrangência regional, com foco no Ribatejo, no Oeste e no Litoral Alentejano.
Pode consultar o programa do dia de campo mais abaixo. Pode obter mais informações (incluindo as coordenadas do campo piloto) e inscrever-se aqui.

[imagem: SoilLife1st]