Debate em Beja sobre o PEPAC a 26 de Fevereiro

“PEPAC – Um instrumento para o futuro?” é o tema de uma sessão que vai ter lugar no Auditório da sede da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em Beja, na tarde de 26 de Fevereiro. Esta iniciativa é organizada pela EDIA e pela Consulai, com o objectivo de «debater o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e identificar prioridades para os próximos anos».

A primeira parte da sessão, segundo o programa – que pode consultar aqui –, é dedicada ao Pedido Único, envolvendo uma apresentação do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) sobre as mudanças para 2024 e, em seguida, uma mesa-redonda de balanço do processo de candidaturas e pagamentos de 2023. Na segunda parte da sessão, decorre uma mesa-redonda sobre as prioridades de investimento para os próximos anos de quadro comunitário.

«O ano de 2023 ficou marcado como o primeiro ano de implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 2023-2027). O período de candidaturas do ano passado, que decorreu entre Março e Agosto, foi marcado por diversos problemas, que dificultaram as candidaturas e que originaram diversas prorrogações do encerramento das mesmas. No final, o Ministério da Agricultura e da Alimentação anunciou que cerca de 184 mil agricultores se tinham candidatado ao Pedido Único 2023, o que correspondia a um montante de pagamento de cerca de 950 milhões de euros. Após um ano de implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, é altura de fazer um balanço e olhar para os próximos anos», refere a organização. A participação na sessão “PEPAC – Um instrumento para o futuro?” é gratuita, mediante inscrição, que pode ser realizada aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...