“A flor e as emoções” vai ser o tema da Festa da Flor 2019, que tem lugar no Montijo de 24 a 26 de Maio e que é uma organização conjunta da Câmara Municipal do Montijo, do Fórum Montijo, da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (Apppfn), da marca “Flores do Montijo” e da Comissão da Baixa. Este evento está inserido no projecto municipal “Montijo Lugar de Encontros” e «tem como principal objectivo afirmar o Montijo enquanto Capital da Flor e dinamizar o centro da cidade, através de um evento cultural onde se dá a conhecer os vários aspectos da arte floral, da música, da dança e outras artes».
Segundo a organização, na Festa da Flor 2019, «o centro da cidade irá contar com estruturas em formato de coração e, num ambiente romântico, os bancos da Praça da República transformam-se em baloiços para que possa contemplar os tapetes de arte floral e muitas outras surpresas». Também existirá um “jardim suspenso” (através de uma estrutura aérea montada ao longo da Rua Almirante Cândido dos Reis) e a Flower Power (com um concerto de Tributo aos ABBA na noite do dia 26).
Vão existir dois concursos: o Concurso Montras em Flor, para comerciantes, no âmbito do qual serão decoradas as lojas do Fórum Montijo e da Baixa da Cidade; o Concurso Rota das Gerberas, aberto a toda a população, onde os participantes competirão pelo melhor bouquet de flores. O programa deste evento com entrada gratuita inclui ainda, entre outros, animação de rua, mercado de flores, espectáculos infantis, concertos, dança, arte floral, street food.
A cerimónia de abertura da Festa da Flor 2019 decorre na manhã do dia 23, no Fórum Montijo. Na ocasião, o designer Araik Galstyan, «fundador da International Floral Design School e decorador oficial do Kremlin, em Moscovo», irá construir, ao vivo, uma instalação relacionada com o tema desta edição: «um Emoji floral, composto por mais de 300 gerberas e flores oásis».