COTArroz-CC realizou evento em torno do Programa de Melhoramento Genético do Arroz

A 11 de Janeiro, o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz – Centro de Competências (COTArroz-CC) realizou nas suas instalações, em Salvaterra de Magos, o Grupo Focal 2023, onde esteve em destaque o Programa de Melhoramento Genético do Arroz. Promovido pela Direcção do COTArroz-CC, este evento contou com cerca de 40 participantes, tendo a sessão de abertura sido presidida por Francisco Dias, do COTArroz, e Benvindo Maçãs, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A primeira parte do evento consitiu na «apresentação das linhas mais avançadas do Programa de Melhoramento dos tipos carolino, médio e agulha», por parte da equipa do Programa (do INIAV e do COTArroz). Segundo a organização, todos os participantes tiveram acesso à informação dos principais parâmetros produtivos e industriais das 22 linhas que estão na linha da frente do Programa de Melhoramento Genético do Arroz» e, em seguida, «procederam à avaliação destas mesmas linhas», divididos em grupos.

«As caraterísticas avaliadas incidiram sobre o ciclo, resistência a doenças, produção, rendimento industrial, biometria, vitreosidade e tempo de cozedura», refere a organização, acrescentando que «os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer uma amostra de arroz branqueado para avaliação do potencial do grão». O COTArroz-CC afirma que os objectivos do Grupo Focal foram «alcançados com êxito» e que, «na base da sessão, estava um Melhoramento Participativo, em que todos os participantes se focaram na discussão das principais características de interesse e na aferição de critérios de selecção do Programa de Melhoramento de Arroz».

A organização considera que este evento se enquadra na sua missão, que foi um «dia de relevante importância para o sector do arroz» e que se deu «mais um passo para o bom desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético português». Para o COTArroz-CC, «numa óptica de definição de metas e iniciativas num trabalho conjunto entre os diferentes agentes dos sectores agrícola e agroalimentar», o Grupo Focal «mostrou uma vez mais ser uma tipologia de divulgação vencedora, no que toca à inovação que se faz no sector».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia

Notícias relacionadas

posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...