COTArroz-CC realizou evento em torno do Programa de Melhoramento Genético do Arroz

A 11 de Janeiro, o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz – Centro de Competências (COTArroz-CC) realizou nas suas instalações, em Salvaterra de Magos, o Grupo Focal 2023, onde esteve em destaque o Programa de Melhoramento Genético do Arroz. Promovido pela Direcção do COTArroz-CC, este evento contou com cerca de 40 participantes, tendo a sessão de abertura sido presidida por Francisco Dias, do COTArroz, e Benvindo Maçãs, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A primeira parte do evento consitiu na «apresentação das linhas mais avançadas do Programa de Melhoramento dos tipos carolino, médio e agulha», por parte da equipa do Programa (do INIAV e do COTArroz). Segundo a organização, todos os participantes tiveram acesso à informação dos principais parâmetros produtivos e industriais das 22 linhas que estão na linha da frente do Programa de Melhoramento Genético do Arroz» e, em seguida, «procederam à avaliação destas mesmas linhas», divididos em grupos.

«As caraterísticas avaliadas incidiram sobre o ciclo, resistência a doenças, produção, rendimento industrial, biometria, vitreosidade e tempo de cozedura», refere a organização, acrescentando que «os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer uma amostra de arroz branqueado para avaliação do potencial do grão». O COTArroz-CC afirma que os objectivos do Grupo Focal foram «alcançados com êxito» e que, «na base da sessão, estava um Melhoramento Participativo, em que todos os participantes se focaram na discussão das principais características de interesse e na aferição de critérios de selecção do Programa de Melhoramento de Arroz».

A organização considera que este evento se enquadra na sua missão, que foi um «dia de relevante importância para o sector do arroz» e que se deu «mais um passo para o bom desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético português». Para o COTArroz-CC, «numa óptica de definição de metas e iniciativas num trabalho conjunto entre os diferentes agentes dos sectores agrícola e agroalimentar», o Grupo Focal «mostrou uma vez mais ser uma tipologia de divulgação vencedora, no que toca à inovação que se faz no sector».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival

Notícias relacionadas

capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...
2
Publicada declaração que rectifica composição do Comité de Acompanhamento do PEPAC
Foi publicada a 15 de Fevereiro, em Diário da República, uma declaração de rectificação...