Em 2021, o Continente vai adquirir 500 toneladas de cerejas do Fundão, das quais 160 t são cereja de qualidade superior (calibre 28+) e as restantes de qualidade regular, do calibre 24+. A marca anunciou que as cerejas de Fundão começam a ser disponibilizadas nas suas lojas hoje, 20 de Maio, e que estarão disponíveis até Julho.
O Continente assinala que as cerejas premium, de calibre 28+, «são as melhores da região e, além de maiores, têm uma consistência e um nível de açúcares superior ao normal, o que resulta num sabor diferenciado». A marca diz que esta aquisição de cereja do Fundão a produtores nacionais reforça a sua «aposta na produção nacional» e ajuda ao «desenvolvimento da economia regional tão afectada no último ano devido à pandemia», lembrando ainda que, em 2020, «a cereja nacional sofreu uma perda de produção de cerca de 70% devido a condições meteorológicas adversas, que causaram um prejuízo de milhões de euros aos produtores nacionais».
Segundo Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores (CPC), «abrimos a campanha da cereja com a confiança total na excelência da cereja do Fundão, reforçando aquela que tem sido a nossa aposta em produtos regionais certificados». A marca realça que «a área geográfica de produção da “Cereja do Fundão” proporciona condições edafoclimáticas muito favoráveis ao desenvolvimento desta cultura, devido ao elevado número de horas de frio durante o Inverno, à Primavera amena, protecção dos ventos, solos graníticos e xisto de encosta, conjugados com a experiência dos produtores locais».
O Continente lembra as características desta fruta: a cereja é «fonte de fibra e naturalmente rica em fitoquímicos, como ácidos fenólicos e flavonoides – ambos antioxidantes que podem ter efeitos positivos na prevenção de algumas doenças –», e é ainda fonte de vitamina C, «importante para o funcionamento do sistema imunitário, incluindo durante e após exercício físico intenso», sendo que a vitamina C, por ter uma capacidade antioxidante, «protege as células das oxidações indesejáveis, muitas das quais produzidas naturalmente durante a prática de exercício físico». A marca assinala ainda que «as vendas de produtos portugueses nas lojas Continente têm aumentado progressivamente, sendo que no último ano foram adquiridas 206.000 toneladas de bens agroalimentares aos produtores nacionais membros do Clube de Produtores Continente, ou seja, mais 28% do que em 2019».