O Crédito Agrícola anunciou os vencedores da edição deste ano do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, uma iniciativa que visa identificar, premiar e apoiar o que de melhor se faz em Portugal nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal.
Foram assim atribuídos prémios no valor de 5000€ e menções honrosas de 2500€.
Nesta edição, foram recepcionadas 179 candidaturas nas quatro categorias a concurso: Transição Energética e Neutralidade Carbónica, Resposta a Stresses Bióticos e Abióticos, Valorização de Recursos Endógenos, e Segurança Alimentar e Nutricional.
Na categoria Transição Energética e Neutralidade Carbónica o prémio foi atribuído ao projecto RE-FEED, que prevê apoiar a inovação e as redes colaborativas de agricultores para a transição energética e descarbonização do sector.
Já na categoria Resposta a Stresses Bióticos e Abióticos a distinção foi para Sementes Duradouras, tratamento de sementes para aumentar sua longevidade, investigando alterações genéticas e epigenéticas que melhorem a resposta a stress oxidativo e outros processos associados ao envelhecimento.
O Prémio Valorização de Recursos Endógenos foi entregue ao projecto LignoBeauty, processo simples e escalável que transforma a lenhina num ingrediente multifuncional (emulsionante, antioxidante, reforçador UV) para incorporação em formulações cosméticas (produto de alto valor agregado).
Na categoria Segurança Alimentar e Nutricional o vencedor foi Pocket-Vet, que usa inteligência artificial e espectroscopia para medir parâmetros no leite e sangue com uma única gota. Patenteada e premiada, esta solução tecnológica inova a pecuária de precisão ao permitir a deteção precoce de mastite, um problema prevalente, com enormes prejuízos para este sector (produção leiteira).
Já ResiliBerry venceu na categoria Projecto Promovido por Associado Crédito Agrícola. Trata-se de um Programa de Melhoramento Genético, aliando o melhoramento genético tradicional, à engenharia genética e às Novas Técnicas Genómicas (NTG’s) que visa obter variedades de morango, adaptadas às condições edafoclimáticas de Portugal e com elevada resiliência às alterações climáticas, à escassez de água e a pragas e doenças emergentes.
O Reconhecimento Especial “Inovação em Parceria” foi atribuído ao projetco OakFood, que prevê o desenvolvimento de uma rede de produtores de bolota e locais de recolha, o estudo e optimização dos custos de apanha e processamento, incluindo análise da sua escalabilidade para desbloquear a capacidade de abastecimento contínuo, e a criação e testagem de alimentos compostos inovadores.
A ANI – Agência Nacional de Inovação, associou-se, pelo 8º ano consecutivo ao Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, através do seu programa “Born from Knowledge” (BfK).
A distinção BfK Awards foi atribuída ao melhor projecto finalista ou start-up de base científica e tecnológica desta edição, independentemente da categoria em que se enquadre. Este ano o vencedor foi Seedsight – um scan para avaliação alimentar que verifica a qualidade dos cereais, prevê a produção de farinha e enfrenta desafios de fraude e economia. Reduz o tempo de selecção dos melhores grãos em 89%, corta custos em 8% e aumenta a produtividade em 20%.