“A Nova Realidade das Exportações de Frutas do Hemisfério Sul” é este ano o tema do Southern Hemisphere Fresh Fruit Trade Congress, que será realizado no dia 30 de Março em formato virtual, através da plataforma Zoom.
Organizado pela SHAFFE – Associação de Exportadores de Frutas Frescas do Hemisfério Sul, o Congresso será dedicado ao contexto comercial em constante mudança, no qual os produtores e exportadores do Hemisfério Sul estão actualmente a operar.
Nesta segunda edição, pretende-se fornecer dados exclusivos de mercado de todas as oito grandes nações exportadoras do Hemisfério Sul, incluindo tendências de colheitas, produção e perspectivas de comércio para o próximo ano.
«Queremos permanecer fiéis a nós mesmos e cumprir a promessa que fizemos no ano anterior aos nossos parceiros, colegas e amigos sobre o fornecimento de informações de mercado confiáveis e actualizações sobre as perspectivas do comércio de frutas do Hemisfério para 2022», diz Charif Christian Carvajal, presidente da SHAFFE e representante da ASOEX – Chile.
Com o aumento dos custos logísticos e dos factores de produção, com uma pandemia contínua de covid-19 e mudanças sociais, expectativas em relação à qualidade e sustentabilidade da fruta, o tema do Congresso deste ano foi escolhido deliberadamente, para discutir a situação actual da indústria considerando esses novos desafios.
A vice-presidente da SHAFFE e representante da Upefruy – Uruguai, Marta Bentancur, destaca: «Queremos contribuir para mais previsibilidade e conhecimento do mercado durante estes tempos desafiadores e para facilitar oportunidades de networking e intercâmbio».
Assim como na primeira edição, o Congresso deste ano dará aos parceiros comerciais do Hemisfério Norte a possibilidade de participarem por dois momentos, de acordo com a sua conveniência, um às 11h00 direccionado ao comércio asiático, e um às 17h00 para permitir a adesão de parceiros norte-americanos e europeus.
O link de inscrição já está aberto, e a participação é gratuita.
«O sucesso do ano anterior com 330 participantes de 55 países mostrou-nos que existe uma forte necessidade de informações concretas e preparação da fase de comercialização de frutas num mercado sempre incerto e estamos confiantes de que o Congresso deste ano facilitará a troca de informações valiosas para os nossos colegas comerciais e parceiros globais», frisou o secretário-geral da SHAFFE, Nelli Hajdu.
Mais informações sobre este Congresso, aqui.