Conferência europeia debate inovação na água

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) está a participar na “V Conferência Europeia sobre Inovação na Água”, que tem lugar em Saragoça, Espanha, de 11 a 13 de Dezembro. Organizada pela Comissão Europeia, esta conferência visa «alertar sobre a necessidade e a urgência de melhorar a gestão da água na União Europeia, face aos impactos das alterações climáticas, e contribuir para acelerar a inovação no sector da água, promovendo o intercâmbio das melhores práticas e abordagens inovadoras, a nível técnico, de governança e de políticas públicas».

No âmbito da conferência, a Irrigants d’Europe – associação europeia de regantes presidida pela Fenareg – promoveu a 11 de Dezembro uma sessão paralela relativa ao «papel da agricultura 4.0 na gestão sustentável da água», onde foram abordados temas como rega de precisão, utilização de águas residuais tratadas na agricultura ou uso de drones e inteligência artificial na monitorização da distribuição da água à agricultura. Na sessão de abertura, José Núncio, presidente da Irrigants d’Europe, referiu que «o regadio e a gestão da água são vitais para a sustentabilidade da agricultura na Europa, sobretudo nos países do Sul, onde sem regadio não há agricultura». Assim, explica um comunicado da Fenareg, «os regantes defendem a implementação de políticas de gestão da água específicas para o Sul da Europa, tendo como prioridade o aumento da capacidade de armazenamento de água e o seu uso eficiente na agricultura».

Na sessão, foi apresentado o grupo operacional «Omega – Optimização de Gestão de Albufeiras», em que a Fenareg participa e que tem como caso de estudo a bacia do Rio Sorraia. Este projecto está a desenvolver uma plataforma on-line com informação fornecida por diferentes tipos de modelos, de modo a prever com maior rigor a quantidade e a qualidade da água disponível nas bacias hidrográficas. Pretende-se que a plataforma permita «estimar disponibilidades e necessidades de água para rega e outros usos, optimizando a gestão de água nos perímetros de rega».

Ainda no âmbito da “V Conferência Europeia sobre Inovação na Água”, decorreu uma reunião dos 20 parceiros (incluindo a Fenareg) do projecto europeu de investigação Suwanu Europe, para apresentar soluções de reutilização de águas residuais tratadas na agricultura. O comunicado da Fenareg refere que a Comissão Europeia propôs, no fim de Novembro, um regulamento com os requisitos mínimos que as águas residuais urbanas tratadas devem cumprir para poder ser reutilizadas na agricultura, garantindo a segurança das pessoas e do ambiente.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar

Notícias relacionadas

1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...