Conferência a 5 de Junho sobre resiliência hídrica no Algarve

No dia 5 de junho, a partir das 10h00, tem lugar em Lagos a conferência “Resiliência hídrica no Algarve – o nosso propósito comum”. Este evento é co-organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, e é realizada no âmbito da “EU Green Week 2024” (está inserida na lista de eventos parceiros desta iniciativa cujo tema é a resiliência hídrica).

A conferência terá transmissão em directo nos canais da APA (em inglês), da AMAL e da Câmara Municipal de Lagos (em português ou inglês, conforme o orador) no YouTube. Segundo a organização, esta conferência «assume particular importância para o Algarve, região severamente afectada pela seca, e pretende fomentar o debate e a partilha de boas práticas, com vista à criação de uma gestão hídrica mais resiliente na região».

Neste contexto, os objectivos do evento são os seguintes: «reforçar o conhecimento sobre as políticas e instrumentos da União Europeia para a gestão da seca; promover a discussão sobre os desafios e oportunidades da gestão hídrica no Algarve; incentivar a partilha de boas práticas entre diferentes sectores da região; contribuir para a construção de uma gestão hídrica mais resiliente e sustentável no Algarve». De acordo com o programa da conferência, que pode consultar aqui, vão ser abordados os temas «políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca» e «a situação da escassez hídrica no Algarve e as medidas em curso para a combater», sendo apresentados os exemplos da Catalunha e do Chipre na gestão da seca.

O programa inclui ainda uma «mesa-redonda sobre boas práticas dos sectores no uso da água», com representantes de diversos sectores de actividade do Algarve, na qual «serão apresentados e debatidos casos concretos de boas práticas na gestão da escassez de água». Participam nesta mesa-redonda Márcia Fonseca, da Câmara Municipal de Lagos, José Macário Correia, da Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve, David Ferreira, da Frutas Tereso (a confirmar), António Eusébio, da Águas do Algarve, um representante do Grupo Pestana e um representante do Grupo Tivoli.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2
FNA: Seminário do COTHN a 13 de Junho apresenta resultados de projectos PRR
2
Torrestir incrementa presença internacional com parceria na Turquia
2
Conferência a 5 de Junho sobre resiliência hídrica no Algarve

Notícias relacionadas

2
FNA: Seminário do COTHN a 13 de Junho apresenta resultados de projectos PRR
A Sala Tejo do CNEMA, em Santarém, acolhe no dia 13 de Junho, entre as 14h30...
2
Torrestir incrementa presença internacional com parceria na Turquia
A partir de 1 de Junho, o grupo turco Sunlog Group será agente da Torrestir...
2a
Jorge Tomás Henriques renova mandato como presidente da FIPA
Jorge Tomás Henriques foi recentemente reeleito, pela oitava vez consecutiva,...
3a
60.ª Feira Nacional de Agricultura de 8 a 16 de Junho em Santarém
De 8 a 16 de Junho, o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA),...