Conferência a 27 de Julho sobre desafios das alterações climáticas no agroflorestal

O Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no Campus de Campolide, em Lisboa, acolhe, na tarde de 27 de Julho, a conferência “Alterações climáticas: Que desafios para o sector agroflorestal nos próximos anos?”. Durante o evento, irá ter lugar a assinatura de um Memorando de Entendimento, envolvendo diversas entidades, para o projecto “Acção climática – Avaliação, mitigação e adaptação às alterações climáticas no sector agroflorestal”.

O Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC) faz parte do consórcio “Acção climática” e, de acordo com o próprio, «terá um papel activo nas actividades relacionadas com a fileira hortofrutícola nacional». Pode consultar aqui o programa da conferência “Alterações climáticas: Que desafios para o sector agroflorestal nos próximos anos?”, evento que vai contar com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Em comunicado, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) indica que, «face aos evidentes e crescentes desafios que se colocam ao nosso país» no âmbito das alterações climáticas, desafiou o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) «para apresentarmos um projecto nacional transversal a diversas culturas e regiões, que mobilize e una todo o sector agro-florestal em torno das alterações climáticas, denominado “Acção Climática – Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”». A UTAD explica ainda que, «dada a importância desta iniciativa para o nosso país, foram convidadas 45 entidades, entre as quais instituições do meio científico-académico, organizações de agricultores e de produtores florestais e os principais organismos da administração central do Estado, num claro sinal de união e concertação de esforços em torno de uma temática tão relevante».

A organização afirma que a conferência reúne «alguns dos principais especialistas nacionais em alterações climáticas». Devido às limitações impostas pela covid-19, a participação presencial no evento está limitada a convidados, mas está a avaliar-se a hipótese de a conferência ser transmitida via plataformas digitais.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...