Confagri: corte no investimento na reprogramação do PEPAC é «inaceitável»

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) afirma que recebeu o modelo do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) apresentado pelo Governo, já na sua terceira reprogramação, com «grande desapontamento». Num comunicado enviado ontem, 7 de Outubro, a entidade indica que, da análise da documento, «constatou que continua a não incentivar a produção, facto este que trará consequências dramáticas para o caminho da autossuficiência alimentar».

A Confagri diz que considera, «desde sempre, que o investimento no sector agrícola deve ser uma prioridade para o Governo», e que neste contexto «não pode aceitar o drástico corte nos valores apresentados na terceira reprogramação do PEPAC». «Não apostar no investimento é abdicar do futuro da agricultura e deitar a perder a possibilidade, atribuída pela Política Agrícola Comum, de os agricultores inovarem nas suas produções, melhorarem as suas práticas sustentáveis e serem mais competitivos nos mercados europeus e globais», refere Nuno Serra, secretário-geral da Confederação.

A Confagri defende que «Portugal necessita de uma estratégia de produção e crescimento» e que «isso não está reflectido nesta proposta do Governo», acrescentando que «considera inaceitável que o Governo corte no investimento» nesta terceira reprogramação do PEPAC. Para a entidade, «as políticas públicas devem ser usadas para quem faz uma gestão activa e produtiva do território, discriminando positivamente quem produz e contribui positivamente para o PIB [Produto Interno Bruto] nacional».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira

Notícias relacionadas

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...