Confagri pede que reprogramação do PEPAC fomente investimento agrícola

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) emitiu hoje, 4 de Julho, um comunicado em que deixa o apelo de que a nova reprogramação do Plano Estratégico da Politica Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal no período 2023-2027 «deve aumentar o investimento agrícola». «Esta reprogramação é a oportunidade de recuperar a retracção que o investimento agrícola tem vindo a sofrer nos últimos anos», diz Nuno Serra, secretário-geral da Confagri.

Segundo Nuno Serra, «abdicar de mais investimento é hipotecar o futuro do desenvolvimento económico e da renovação geracional no sector agroalimentar». Para a Confagri, «só garantindo um melhor rendimento aos agricultores e incentivando o investimento se poderá garantir que, no futuro, os agricultores portugueses estarão a competir de igual para igual no mercado global».

A entidade defende que «as políticas públicas devem ser usadas para fomentar a produção e apoiar quem produz, pelo que garantir a gestão activa do nosso território deve ser uma prioridade nacional». Tendo em conta que «a gestão activa e produtiva assenta nos incentivos públicos ao investimento», a Confagri sublinha que «a possibilidade de reduzir o investimento não é a melhor opção para garantir a tão desejada inovação, desenvolvimento, produtividade, competitividade do sector agroalimentar e a necessária coesão territorial».

Recorde-se que a reprogramação do PEPAC está inscrita no programa do actual Governo e que o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de Junho, que o objectivo desta reprogramação é aumentar o rendimento do setor. No site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral é possível consultar a «versão integral da reprogramação 2024», aprovada a 25 de Junho, e a «decisão de execução da Comissão», da mesma data, que aprova a reprogramação.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Olival
Projecto H2OEfficient realiza workshop a 9 de Julho em Monforte sobre uso eficiente da água no olival
logo1
Confagri pede que reprogramação do PEPAC fomente investimento agrícola
unnamed (23)
CiB promove evento para apresentar resultados do Concurso sobre Novas Técnicas Genómicas

Notícias relacionadas

Olival
Projecto H2OEfficient realiza workshop a 9 de Julho em Monforte sobre uso eficiente da água no olival
No âmbito do projecto H2OEfficient, vai ter lugar a 9 de Julho, na Herdade Torre...
unnamed (23)
CiB promove evento para apresentar resultados do Concurso sobre Novas Técnicas Genómicas
O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia lançou um concurso nacional sobre...
cereais
AJAP apela ao Governo: importa rever a estratégia para os cereais em Portugal
Para a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, é essencial actuar...
power-lines-532720_1280
Fenareg pede que o Governo active contratos de eletricidade sazonais para o regadio
Em Portugal, a potência elétrica contratada continua a ser cobrada aos agricultores...