Comissão Europeia inicia o processo de adopção formal do PEPAC para Portugal

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, transmitiu a 18 de Julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adopção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

A decisão decorre de «um intenso processo de diálogo estruturado do Ministério da Agricultura e da Alimentação com as diferentes Direcções-Gerais da Comissão Europeia», que culminou no dia 12 de Julho com a submissão da revisão do PEPAC. Estão assim reunidas as condições para a adopção formal do programa, prevista para o início do mês de Setembro.

A visão que sintetiza a estratégia nacional prevista no PEPAC nacional tem como objectivo «uma gestão activa de todo o território baseada numa produção agrícola e florestal inovadora e sustentável, o que traduz um equilíbrio apropriado entre a segurança do abastecimento e a ambição ambiental e climática tornando os sistemas alimentares mais sustentáveis. A resiliência do recurso solo com utilização agrícola, florestal e agroflorestal em todo o território é uma condição necessária para atingir os objectivos específicos da PAC em Portugal».

A versão integral do documento revisto do PEPAC que foi submetido à Comissão Europeia a 12 de Julho, encontra-se disponível na página do website GPP.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...