Combate ao desperdício alimentar é foco de evento online a 21 de Abril

O combate ao desperdício alimentar é o tema de um evento em formato online que decorre a 21 de Abril, a partir das 14h30. A iniciativa “Farm to Fork | Combate ao desperdício alimentar” será transmitida em live streaming e é organizada pelo Iapmei – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com o Centro para a Valorização de Resíduos (CVR).

Segundo a organização, este evento visa «sensibilizar as empresas e as entidades da envolvente empresarial para a adopção de práticas e processos de produção que contribuam para a redução do desperdício alimentar, através da apresentação de um conjunto de projectos promissores na sua valorização e reaproveitamento». «Além das questões que se prendem com a sustentabilidade e a valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares, a integração de processos de inovação no combate ao desperdício agroalimentar tem como objectivo reposicionar as empresas desta cadeia de valor em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo a adopção de soluções integradas de bioeconomia», acrescentam.

O programa, que pode consultar aqui, contempla uma apresentação sobre a “Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar” e o “Plano de Acção de Combate ao Desperdício Alimentar”, a apresentação de «vários projectos que se constituem como bons exemplos de aplicação industrial no combate ao desperdício alimentar» e uma mesa-redonda. Pode obter mais informação aqui e a inscrição pode ser efectuada aqui.

A propósito desta iniciativa, o IAPMEI refere que é, desde 2016, membro da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), a qual tem como missão promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar. O “Plano de Acção de Combate ao Desperdício Alimentar” é composto por 14 medidas, sendo o IAPMEI responsável pela medida “Promover o desenvolvimento de processos inovadores”, cujo objectivo é «a operacionalização de acções destinadas às pequenas e médias empresas [PME] e entidades dos sectores da cadeia de valor, nomeadamente indústrias agroalimentares e alimentares, fabricantes de embalagens, comerciantes, restaurantes, entre outros».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...