Na edição de 2021 do Encontro Anual do Clube de Produtores Continente (CPC), que teve lugar a 2 de Julho, dois produtos receberam o “Prémio Inovação”. Foi ainda atribuído um “Prémio Excelência” à Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC).
Um dos premiados, o “Mix de Legumes Desidratados Biológicos”, da Horto São Silvestre – de Santarém, membro do CPC desde 2002 –, é «uma solução semelhante a farinha, feita a partir do aproveitamento de legumes em perfeitas condições de consumo, que passaram por um processo de desidratação», explica a Sonae MC. O comunicado diz que se trata de «um produto prático e versátil, sem aditivos, corantes ou conservantes para panquecas, waffles, pão bolachas ou outras confecções semelhantes» e que «poderá chegar ao mercado em breve».
O outro produto premiado, o “Vinho Branco Low Alcohol”, da Sociedade Agrícola D. Diniz – Monte da Ravasqueira (de Arraiolos, membro do CPC desde 2020), tem um grau alcoólico de 7,5%, é «leve e de cor pálida, floral e com uma acidez vincada que acompanha a doçura natural», refere o comunicado. A Sonae MC indica que este produto «é ideal para consumo quotidiano», «deve ser bebido fresco» e «estará disponível em exclusivo nas lojas Continente nas próximas semanas».
Segundo o comunicado, estes dois produtos destacaram-se entre os 13 projectos desenvolvidos na última edição da Academia CPC por organizações de produtores e empresas do sector agrícola, agropecuário e agroalimentar. A Sonae MC afirma que estes prémios «reconhecem as empresas que se destacam pela inovação dos seus produtos, alinhados com princípios como a sustentabilidade, economia circular e contribuição para hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis».
O “Prémio Excelência” do CPC, atribuído anualmente para distinguir «os produtores que marcam o Clube pela forte relação de parceria», foi este ano para a ANPOC, entidade que representa cinco organizações de produtores de “Cereais do Alentejo”. A Sonae MC sublinha que a ANPOC produz a farinha utilizada no fabrico de pão de todas as lojas Continente, representando uma compra anual, por parte da empresa, de cerca de 4.500 toneladas de trigo, acrescentando que «este projecto de fileira, único a nível nacional, integra todos os agentes da cadeia de abastecimento, desde a investigação, produção, indústria da moagem à distribuição».