No contexto da pandemia da Covid-19 e do isolamento social em curso na maioria dos países, a marca de bananas Chiquita alterou a sua imagem. Assim, a Miss Chiquita, figura que tem personificado a marca desde 1944, deixou de estar no logótipo azul e amarelo, «para incentivar os consumidores a respeitarem as medidas de segurança e de distanciamento social, necessárias em todo o mundo de forma a travar a propagação do novo Coronavírus», explica um comunicado do Grupo YoungNetwork.
Esta «publicação de real-time marketing» foi criada para as redes sociais da marca Chiquita pela agência digital portuguesa do Grupo YoungNetwork, Alice. Segundo o comunicado, «a nova imagem foi pensada para o Instagram, mas rapidamente a elevada aceitação levou a marca a implementá-la em toda a sua comunicação».
Carina Ferreira, directora da Alice, sublinha que «é nestas alturas desafiantes que as marcas têm que se reinventar e mostrar que conseguem manter os seus níveis de criatividade no auge, até porque têm a capacidade de fazer os cidadãos interiorizarem melhor as mensagens». «A Miss Chiquita deu o exemplo e foi para casa. É uma forma forte de incentivar ao #stayhome e sem dúvida que reforça a responsabilidade social de uma marca divertida, mas atenta e séria perante um problema mundial», conclui.