CAP inicia novo ciclo de Conselhos Consultivos Regionais

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) dá início hoje, quinta-feira, dia 9 de Novembro, a uma nova ronda de Conselhos Consultivos Regionais, um ciclo de encontros com os dirigentes associativos locais que percorre todos os anos o País.

Com o objectivo de ouvir e debater, «de forma próxima e directa, os agricultores portugueses, consultando-os e esclarecendo-os sobre diversas matérias relacionadas com o sector, este périplo decorre este ano num cenário de grande instabilidade política, atendendo à demissão do primeiro-ministro e à possível dissolução da Assembleia da República – numa altura em que deveria decorrer, com normalidade, a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2024, ao mesmo tempo que se aguarda a aplicação de medidas muito relevantes para o sector agroflorestal português».

«Naturalmente apreensiva, mas sempre segura da vitalidade dos processos institucionais e democráticos», a CAP arranca, já a partir desta quinta-feira, este ciclo de reuniões no Ribatejo, em Vila Franca de Xira.

Estão já agendados os Conselhos Consultivos Regionais seguintes: Oeste (Óbidos), no dia 15 de Novembro; Baixo Alentejo e Algarve (Grândola), a 17 de Novembro; no dia 20 de Novembro, a reunião relativa ao Alto Alentejo (Assumar, Monforte); em Dezembro, seguem-se os conselhos do Centro (Castro Daire), no dia 14; no dia 11, prosseguem para a região de Entre Douro e Minho (Paredes de Coura); e, finalmente, a 12, para Trás-os-Montes (Alijó).

A incerteza perante a actualidade política marcará naturalmente estes Conselhos Consultivos Regionais que, na sua agenda, contemplam, entre outras matérias, os pontos substantivos do Acordo de Rendimentos no âmbito da Concertação Social 2023, assim como o ponto de situação da implementação e execução do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) – matérias cujo andamento poderá ser afectado pela situação de impasse e instabilidade governativas.

Para além da discussão de temáticas específicas relativas a cada região, assuntos como o acesso à formação profissional no âmbito do programa FE+Digital e a acções de formação-acção para pequenas e médias empresas, também serão abordadas.

Estes encontros contam com a participação do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura, do secretário-geral da Confederação, Luís Mira, e do Departamento Técnico da Confederação. Para a CAP, desde sempre, este encontro anual reveste-se «da máxima importância para a dinâmica inerente ao movimento associativo e para a articulação com as várias estruturas regionais».

Agenda dos Conselhos Consultivos Regionais:

  • 9 Novembro, 10h – Conselho Consultivo do Ribatejo | Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, Estrada Nacional 10 (Reta do Cabo) Caixas do Cabo n.º101, 2600-286 Vila Franca de Xira.
  • 15 Novembro, 15h – Conselho Consultivo do Oeste | Parque Tecnológico de Óbidos, Rua da Criatividade, 2510-216 Óbidos
  • 17 Novembro, 10h – Conselho Consultivo do Baixo Alentejo e Algarve | Cine Teatro Grandolense, Praça D. Jorge de Lencastre, 7570-177 Grândola
  • 20 Novembro, 10h – Conselho Consultivo do Alto Alentejo | Associação dos Bovinos de Raça Alentejana, Herdade Coutada Real Assumar, Assumar, Portalegre
  • 4 Dezembro, 10h – Conselho Consultivo do Centro | Castro Daire (local a designar)
  • 11 Dezembro, 10h – Conselho Consultivo Entre Douro e Minho | Paredes de Coura (local a designar)
  • 12 Dezembro, 10h – Conselho Consultivo de Trás-os-Montes | Alijó (local a designar)
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...