CAP e Corteva anunciam segunda edição do programa TalentA

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Corteva Agriscience anunciaram a realização da segunda edição do programa TalentA em Portugal, iniciativa que visa «premiar com formação e financiamento as mulheres com projectos inovadores no meio rural». O anúncio foi feito hoje, 14 de Outubro, durante um evento organizado pelas duas entidades para assinalar o “Dia Internacional das Mulheres Rurais”, que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2007 para ser celebrado no dia 15 de Outubro.

Segundo os promotores, a data de abertura das inscrições para a segunda edição do programa TalentA será anunciada em breve e as inscrições vão ter lugar ainda este ano. «A procura que o programa TalentA teve na primeira edição é reveladora de que Portugal tem mulheres que procuram construir o seu futuro no meio rural com projectos inovadores, merecedores de apoio e fundamentais para o desenvolvimento do sector e da economia nacional. Por isso, as expectativas são altas com a segunda edição do programa e estamos muito confiantes de que contaremos com muitos projectos inovadores, ao mesmo tempo que ficamos muito entusiasmados por conhecer todo este potencial e conhecimento inerente», afirmou Clara Serrano, vice-presidente da Unidade Comercial do Sul da Europa na Corteva Agriscience – empresa de produtos e serviços nas áreas de sementes, protecção de culturas e agricultura digital.

A primeira edição da iniciativa contou com mais de 90 inscrições. Destas, foram escolhidas três vencedoras: Sónia Brito – a grande vencedora, com a “SR Berry”, um projecto que nasceu no Algarve com o objectivo de alargar a capacidade de produção de dióspiros –; Gilda Preto – com um projecto de biotecnologia para propagação de plantas in vitro –; Aline Domingues, com o projecto “Menina d’uva”, que recupera vinhas velhas que têm entre 30 e 65 anos, localizadas na região de Vimioso, para produção de vinho biológico.

Por ocasião do anúncio, os promotores realçaram que, «numa altura em que o sector enfrenta tantos desafios, as mulheres, enquanto implementadoras de novas técnicas agrícolas, têm vindo a revelar-se fortes protagonistas na contribuição para o crescimento do sector agroalimentar nacional». No contexto do Dia Internacional das Mulheres Rurais, que «foi implementado como forma de realçar a importância do papel social das mulheres que vivem em zonas rurais», também foi salientado que «o TalentA procura destacar o papel desempenhado pelas mulheres no meio e apoiá-las no desenvolvimento dos seus projectos inovadores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...