CAP e Corteva anunciam segunda edição do programa TalentA

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Corteva Agriscience anunciaram a realização da segunda edição do programa TalentA em Portugal, iniciativa que visa «premiar com formação e financiamento as mulheres com projectos inovadores no meio rural». O anúncio foi feito hoje, 14 de Outubro, durante um evento organizado pelas duas entidades para assinalar o “Dia Internacional das Mulheres Rurais”, que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2007 para ser celebrado no dia 15 de Outubro.

Segundo os promotores, a data de abertura das inscrições para a segunda edição do programa TalentA será anunciada em breve e as inscrições vão ter lugar ainda este ano. «A procura que o programa TalentA teve na primeira edição é reveladora de que Portugal tem mulheres que procuram construir o seu futuro no meio rural com projectos inovadores, merecedores de apoio e fundamentais para o desenvolvimento do sector e da economia nacional. Por isso, as expectativas são altas com a segunda edição do programa e estamos muito confiantes de que contaremos com muitos projectos inovadores, ao mesmo tempo que ficamos muito entusiasmados por conhecer todo este potencial e conhecimento inerente», afirmou Clara Serrano, vice-presidente da Unidade Comercial do Sul da Europa na Corteva Agriscience – empresa de produtos e serviços nas áreas de sementes, protecção de culturas e agricultura digital.

A primeira edição da iniciativa contou com mais de 90 inscrições. Destas, foram escolhidas três vencedoras: Sónia Brito – a grande vencedora, com a “SR Berry”, um projecto que nasceu no Algarve com o objectivo de alargar a capacidade de produção de dióspiros –; Gilda Preto – com um projecto de biotecnologia para propagação de plantas in vitro –; Aline Domingues, com o projecto “Menina d’uva”, que recupera vinhas velhas que têm entre 30 e 65 anos, localizadas na região de Vimioso, para produção de vinho biológico.

Por ocasião do anúncio, os promotores realçaram que, «numa altura em que o sector enfrenta tantos desafios, as mulheres, enquanto implementadoras de novas técnicas agrícolas, têm vindo a revelar-se fortes protagonistas na contribuição para o crescimento do sector agroalimentar nacional». No contexto do Dia Internacional das Mulheres Rurais, que «foi implementado como forma de realçar a importância do papel social das mulheres que vivem em zonas rurais», também foi salientado que «o TalentA procura destacar o papel desempenhado pelas mulheres no meio e apoiá-las no desenvolvimento dos seus projectos inovadores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...