Candidaturas abertas à 8.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal

Estão abertas até 22 de Maio as candidaturas à oitava edição do Prémio Ecotrophelia Portugal, competição de eco-inovação alimentar para universitários organizada pela PortugalFoods e que visa distinguir o empreendedorismo e promover a inovação e a competitividade no sector agroalimentar. Segundo a organização, esta iniciativa está aberta a «equipas multidisciplinares, compostas por estudantes e investigadores do sistema científico e tecnológico nacional», as quais podem apresentar as suas propostas de projectos para o desenvolvimento de «novos produtos alimentares, criativos, inovadores e sustentáveis».

As equipas poderão ter de dois a seis elementos e as candidaturas devem ser submetidas online, no site do Prémio Ecotrophelia Portugal. A organização sublinha que «o produto alimentar a desenvolver deverá ser inovador e sustentável desde o conceito, passando pela formulação, modo de produção, packaging e pela estratégia de marketing e comercial, sem esquecer as dimensões nutricional e sensorial».

De acordo com a organização, ao longo do processo, as equipas «terão a oportunidade de aceder a uma formação de 12 horas para o desenvolvimento do projecto e respectivo plano de negócios, fruto de uma colaboração entre a organização europeia e o EIT Food». O júri da competição irá escolher os produtos finalistas de Portugal e depois o vencedor (a anunciar num evento a 12 de Julho, no Porto, para atribuição dos prémios) representará o país na competição a nível europeu – além de Portugal, o Prémio Ecotrophelia decorre em mais 16 países europeus.

Na edição passada do Prémio Ecotrophelia Portugal, o grande vencedor foi a equipa “SpiruLife”, constituída por estudantes de Biotecnologia Alimentar da Universidade de Aveiro, com gressinos verdes e em espirais, que unem brócolos, spirulina (microalga rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes) e flor de sal de Aveiro, incorporando igualmente sementes de chia. Pode obter mais informações sobre esta iniciativa e sobre os premiados e as edições anteriores no site do prémio.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

456a
Portugal Fresh promove presença de 25 entidades na Fruit Logistica
1a
Agricultores reúnem com ministra e continuam a existir protestos
edaf
Resultados da aplicação de ProAct aa e de PREzym em citrinos e kiwi

Notícias relacionadas

456a
Portugal Fresh promove presença de 25 entidades na Fruit Logistica
O stand conjunto promovido pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção...
1a
Agricultores reúnem com ministra e continuam a existir protestos
Decorrem hoje, 6 de Fevereiro, reuniões entre a ministra da Agricultura e Alimentação,...
edaf
Resultados da aplicação de ProAct aa e de PREzym em citrinos e kiwi
A EDAF, LDA está a desenvolver produtos, com tecnologias inovadoras, fundamentados...
water drop
PDR 2020 abre concurso para investimentos em captações de águas subterrâneas no Algarve
Está aberto até 29 de Fevereiro próximo um período de candidaturas à Operação...