Biorbis escolhe Portugal para projecto de investigação de 23 milhões de euros

No dia 20 de Novembro, pelas 11 horas, realiza-se o evento de lançamento da recente colaboração entre a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a empresa internacional BIORBIS, que escolhe Portugal para realizar o seu investimento de investigação e inovação na Europa.

A Biorbis é detida maioritariamente pela empresa que lidera a produção de cana-de-açúcar da Guatemala e o top 5 dos produtores de açúcar da América Latina – a IMSA – Ingenio Magdalena.

Este programa prevê um investimento privado inicial de 3 milhões, com um potencial de 23 milhões nos próximos 5 anos, no projecto de investigação e inovação que procura desenvolver a próxima geração de biomoléculas, seguras, sustentáveis e de elevado valor.

«Esta colaboração, com um horizonte de 5 anos, começará com a integração de 40 investigadores para desenvolverem um projecto privado de investigação – o CIRCULAS – que será integrado nas instalações do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnolo», refere Manuela Pintado, directora do referido laboratório associado. 

«A Biorbis irá comercializar novas moléculas sustentáveis a partir de Portugal e resultantes desta parceria, onde 40 investigadores irão procurar activamente novas fontes e processos para desenvolver moléculas sustentáveis ​​e de elevado valor», salienta Jorge Leal, co-fundador e co-director da Biorbis.

«Através desta parceria, que tem por base os princípios da economia circular e que está alinhada com o Green Deal, pretendemos transformar Portugal num hub de desenvolvimento de novas biomoléculas, para serem comercializadas com aplicação em nutrição de plantas, animal, e humana», acrescenta John Melo, também co-fundador e co-diretor da Biorbis.

 Manuela Pintado explica que o projecto prevê «a descoberta, o desenvolvimento e a comercialização de novas biomoléculas. A valorização económica de subprodutos de várias origens para obtenção de novas biomoléculas bem como optimizar fermentação para aumentar a eficiência da sua produção».

A assinatura do memorando de entendimento entre a Universidade Católica Portuguesa e a Biorbis vai decorrer no dia 20 de Novembro, às 11 horas, no Auditório Comendador Arménio Miranda, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Mais informações aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...