BioMonitor4CAP: Arranca projecto internacional focado na monitorização avançada da biodiversidade

O projecto “BioMonitor4CAP – Monitorização avançada da biodiversidade para políticas agrícolas e transformação efectivas e baseadas em resultados” arrancou no corrente mês de Dezembro, decorre até ao fim de Novembro de 2026 e visa «desenvolver a monitorização avançada da biodiversidade para demonstrar as práticas e políticas agrícolas que funcionam melhor na conservação da biodiversidade agrícola». É financiado pelo programa Horizonte Europa e agrega 23 parceiros de 10 países europeus – incluindo Portugal, representado pelo laboratório colaborativo Food4Sustainability – e do Peru.

Câmara para monitorização de insectos

Segundo o Food4Sustainability, este projecto «irá testar, validar e desenvolver sistemas de monitorização da biodiversidade, acessíveis e seguros, que funcionem tanto em terrenos agrícolas quanto em locais Natura 2000». A entidade indica que «estes sistemas irão combinar sistemas clássicos de indicadores de biodiversidade com abordagens mais tecnológicas, como abordagens acústicas, ópticas ou moleculares», e que a iniciativa «irá desenvolver também modelos de previsão para recomendar mudanças na gestão agrícola, de forma a melhorar a biodiversidade».

Neste contexto, o “BioMonitor4CAP” «envolve vários grupos de stakeholders, para garantir a implementação e o sucesso destes novos sistemas de monitorização de biodiversidade». No âmbito desta iniciativa, o Food4Sustainability «irá contribuir para o desenvolvimento de sistemas de gestão da biodiversidade e irá implementar ensaios experimentais e de demonstração para apoiar a transformação agrícola na União Europeia», explica um comunicado.

Monitorização de insectos com câmaras

«A agricultura utiliza cerca de metade da superfície terrestre na Europa e o uso intensivo do solo agrícola é um dos principais factores que afectam a diversidade de habitats e espécies nas paisagens agrícolas. As estratégias de Biodiversidade e do Prado ao Prato da União Europeia para 2030 têm como objectivo parar a perda de biodiversidade, garantindo o bem-estar humano. No entanto, não está claro se e como essas estratégias serão implementadas com eficiência, pois actualmente não há monitorização do progresso com base em evidência científica. Deste modo, estratégias mais eficientes e representativas são necessárias para monitorizar a biodiversidade e a sua perda ou recuperação no espaço e no tempo», detalham os promotores desta iniciativa. «Os sistemas de monitorização da biodiversidade são necessários para implementar políticas com base em evidência científica nas paisagens agrícolas europeias», realçam Nils Borchard, da DLG (Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft – Sociedade Agrícola Alemã), e Christoph Scherber, do LIB (Leibniz-Institut zur Analyse des Biodiversitätswandels – Instituto Leibniz para a Análise da Mudança da Biodiversidade) – duas das entidades que participam no projecto, sendo a DLG a líder do “BioMonitor4CAP”.

Reunião de arranque do projecto BioMonitor4CAP
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...