Biofungicida ProBLAD obtém autorização de uso para várias culturas em Portugal

O biofungicida ProBLAD, desenvolvido por investigadores portugueses a partir do tremoço e produzido no País, obteve autorização de uso em Portugal num conjunto de culturas, visando as «principais doenças fúngicas» que as afectam. A autorização incide sobre a videira (podridão-cinzenta-dos cachos e oídio), os pomares de frutos de caroço (moniliose), os arrozais (piriculariose), o tomateiro, a beringela e o morangueiro (podridão-cinzenta e oídio).

O ProBLAD, um «fungicida natural à base de uma proteína obtida do extracto aquoso de sementes germinadas de tremoço doce (Lupinus albus)», foi desenvolvido e patenteado pela CEV – empresa que o produz nas sua unidade industrial em Cantanhede – e é comercializado em Portugal pela Lusosem. Segundo um comunicado conjunto da Lusosem e da CEV, esta solução está autorizada em agricultura biológica, «é totalmente segura para os aplicadores e para o meio ambiente», «não deixa resíduos nos produtos agrícolas», «tem um intervalo de segurança de zero dias e um intervalo de reentrada em campo de zero horas» e pode ser aplicado «até à fase final do ciclo das culturas, sem risco de contaminação dos alimentos.

«O que torna este biofungicida único é o facto de conter uma proteína como substância activa, o que lhe confere eficácia estável, não condicionada pelas condições climáticas em campo, e rápida biodegradação no solo», refere a Lusosem. «O novo biofungicida tem um novo modo de acção multissítio, actuando ao nível da parede e membrana celular dos fungos, e, no interior da célula, bloqueia o metabolismo através da inactivação de múltiplas enzimas. É um produto de contacto, mas também apresenta actividade translaminar, penetrando no interior dos tecidos vegetais. Integrado num programa de protecção de culturas, em alternância com outros modos de acção, diminui fortemente a probabilidade de desenvolvimento de resistências por parte dos fungos», explica o comunicado.

Equipas da Lusosem e da CEV junto à unidade industrial da CEV

O documento indica que «uma das ambições da CEV é fabricar o biofungicida a partir de tremoço doce (Lupinus albus) produzido em Portugal» e que, nesse âmbito, «tem em curso um projecto-piloto de 200 hectares, para testar a viabilidade agronómica e a produtividade do Lupinus albus em território nacional, diminuindo ainda mais a sua pegada ecológica por evitar as importações do mesmo». «É com enorme entusiamo que integramos o ProBLAD na nossa gama de soluções para protecção das culturas, convictos de que ajudará os agricultores a responder às exigências de qualidade e de segurança alimentar. A nossa paixão e dedicação ao tremoço é conhecida, bem como o nosso compromisso com a inovação, visando criar valor no mercado agrícola nacional», diz Filipa Setas, responsável de Desenvolvimento e Marketing da Lusosem.

Por sua vez, Hugo Batista, CEO da CEV, comenta que “estamos muito optimistas com o lançamento do ProBLAD em Portugal, porque o nosso produto tem uma eficácia semelhante à dos fungicidas químicos de síntese». «E sendo um produto biológico, com excelente perfil de segurança para os utilizadores e o meio ambiente, pode ser integrado num programa de protecção de culturas, substituindo duas ou três aplicações de fungicidas convencionais, ajudando a reduzir o nível de resíduos nos alimentos e a probabilidade de desenvolvimento de resistência por parte dos fungos», acrescenta.

O comunicado assinala ainda que, «nos próximos cinco anos, o produto poderá estar à venda em mais de 30 países, 18 dos quais na Europa». Recorde-se que a investigação relativa ao ProBLAD teve início no Instituto Superior de Agronomia, há mais de duas décadas, e que este produto é fabricado em Cantanhede, sendo exportado para diversos países, entre os quais Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, China, Ruanda, Maurícias, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.

Sementes germinadas de tremoço doce
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...