Bayer reforça compromisso de aumentar consumo de frutas e vegetais

A Bayer reafirmou o seu compromisso de promover o aumento do consumo mundial de frutas e legumes com o anúncio de recentes inovações no seu portefólio e uma estratégia de negócio para a horticultura.

A estratégia centra-se em actividades que «oferecem soluções personalizadas à exploração, criam inovações sustentáveis e abordam também as necessidades dos consumidores e da cadeia de valor hortícola».

«Apenas uma fracção da população global está perto de consumir a dose diária recomendada de frutas e legumes», sublinha Inci Dannenberg, Head of Global Vegetable Seeds da Bayer. «No Ano Internacional das Frutas e Legumes da ONU, a Bayer está a duplicar a sua abordagem para permitir que os produtores e parceiros resolvam as barreiras à melhoria do consumo de frutas e vegetais, a fim de alcançar o objectivo “Saúde para Todos, Fome para Ninguém”», acrescenta.

A estratégia de horticultura é suportada pelas capacidades da Bayer a nível genético de protecção das culturas, bem como a nível digital, fornecendo aos produtores as «ferramentas necessárias para uma tomada de decisão mais inteligente na exploração, bem como aos consumidores a qualidade e nutrição de que necessitam para promover um estilo de vida saudável».

Investimento na investigação

Com um maior investimento em investigação e desenvolvimento na indústria, a Bayer está a trabalhar para concretizar uma parte fundamental da sua estratégia para a exploração — proporcionar uma inovação melhorada a nível genético de protecção das culturas e digital. «Através de soluções inovadoras e personalizadas, estamos a ajudar os produtores de frutas e vegetais em todo o mundo a produzir rendimentos comercializáveis que vão ao encontro dos padrões de segurança, qualidade e nutrição que os seus clientes esperam», refere Kamel Beliazi, Crop Strategy Lead of Fruits and Vegetables na Bayer. «Esta é uma parte central da nossa estratégia de negócio na horticultura.»

O resultado deste investimento em I&D traduz-se nas recentes inovações de portefólio da Bayer em todo o mundo, como o Vynyty Citrus®, um recipiente com um líquido activo no interior — «que não gera resistência ou resíduos nas colheitas ou no ambiente» — e que é o primeiro produto biológico deste tipo no mercado, formulado com feromonas e piretro natural para controlar as pragas nos citrinos.

O produto está actualmente a ser utilizado em Espanha e, em breve, estará disponível para os produtores de citrinos e outras culturas noutros países mediterrânicos.

No âmbito das sementes vegetais, a Bayer continua a investir na garantia de que o seu portefólio reflete não só as necessidades em constante mudança dos produtores e da cadeia de valor, mas também dos diversos consumidores. A empresa está a aproveitar modelos preditivos de preferência dos consumidores e perspectivas sensoriais provenientes de todo o mundo, em todas as fases do desenvolvimento do seu portefólio para oferecer «um sabor inovador, mantendo ao mesmo tempo traços agronómicos críticos que são essenciais para uma colheita saudável».

Avançar com inovações sustentáveis na exploração

Cada inovação de horticultura é desenvolvida com dois objectivos em mente — «ajudar os produtores a sustentar os seus negócios e a sustentar o planeta». Isto é especialmente importante quando se trata de pequenos agricultores, responsáveis pela alimentação de mais de metade da população nos países de baixo e médio rendimento.

Como parte do compromisso da Bayer de chegar a 100 milhões de pequenos agricultores até 2030, a empresa está a formar parcerias com organizações para fornecer as ferramentas, formação e recursos de que os pequenos agricultores precisam para ajudar a minimizar o risco e a aumentar os seus negócios de forma sustentável.

Com as inovações baseadas em dados na vanguarda desta iniciativa, a Bayer estabeleceu uma parceria com o Rabobank para desenvolver soluções digitais para pequenos agricultores do Sudeste Asiático. Os pequenos agricultores precisam de ter acesso a ferramentas digitais de agricultura mais do que qualquer outra pessoa para ajudar a desbloquear o seu potencial agrícola. A empresa anunciou recentemente a assinatura de um acordo com o Rabobank, incluindo um plano para dois pilotos a ser

executado no Vietname e nas Filipinas nos próximos meses. Esta nova parceria representa «mais um passo no sentido de alcançar a segurança alimentar de uma população em crescimento».

Através da sua iniciativa Bridging the Seed Gap, a Fair Planet e a Bayer estão também a oferecer formação para ajudar os pequenos proprietários em África a cultivarem melhor as sementes vegetais híbridas adaptadas às suas condições locais de cultivo. Isto, combinado com práticas sustentáveis, «reduz as contribuições e os custos para os pequenos proprietários e poupa tempo, melhorando a qualidade do rendimento e aumentando as receitas».

Colaborar para responder às necessidades para além da exploração

Para além da exploração, os consumidores dão uma grande importância aos alimentos seguros, saudáveis e produzidos de forma sustentável. Para responder a estas necessidades, a Bayer está a trabalhar do “campo para a mesa” para promover o acesso ao mercado dos produtores em todo o mundo, ligando-os aos parceiros da cadeia de valor alimentar e ajudando-os a adaptarem-se para satisfazer os gostos dos consumidores em constante mudança.

Mais recentemente, a empresa anunciou a sua adesão à Iniciativa de Sustentabilidade das Frutas e Legumes (SIFAV), juntamente com outros líderes do sector produtor. A SIFAV é uma plataforma intersectorial dedicada a aumentar a colaboração e a reduzir a pegada ambiental dos alimentos frescos. Através de uma abordagem colaborativa e orientada para a acção e metas de sustentabilidade claramente definidas, a Bayer e a SIFAV estão focadas em encontrar «novas soluções para ajudar a reduzir a pegada de carbono nas culturas prioritárias, a reduzir a perda de alimentos e o desperdício, e a reduzir a utilização da água, entre outras áreas de foco».

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