BASF apresenta novas variedades de melão e melancia

A multinacional que lidera o mercado de melancia na Europa tem novas variedades de melão, através da sua linha Pearl, com frutos «que atingem o seu ponto ideal de maturação», tendo apresentado também mini melões de Natal destinados ao mercado externo.

«A BASF é uma firme defensora do sabor». Esta foi a afirmação categórica de Enrique Ballester, gestor de contas da BASF para melões, sendo esta uma condição sine qua non para o lançamento de qualquer variedade no mercado pela divisão de sementes agrícolas daquela empresa. Além disso, as variedades devem ter uma maior resistência e “características básicas”, como a produtividade e uniformidade da fruta.

Esta é uma filosofia que abarca todas as gamas de melão e melancia, e cujas novidades a BASF apresentou na edição do Melon & Watermelon Business Trends for Experts, que se realizou de 30 de Junho a 7 de Julho, em Murcia, Espanha, no centro de P&D da empresa em Cartagena (Murcia).

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Na ocasião, a multinacional concentrou os seus esforços na introdução dos seus novos conceitos e variedades na tradicional pauta de exportação para profissionais do sector, como os melões Charentais e melão e a sua linha de mini melões de Natal, agora em formato de conveniência que se adapta às vendas externas e internas.

No que diz respeito aos melões, a BASF lançou a linha Pearl, com a qual pretende «fazer a diferença», segundo Ballester, oferecendo aos produtores «um sinal inequívoco de prontidão para evitar reclamações no mercado, visto que quando o melão chegar ao consumidor, deve estar no seu ponto óptimo para consumo”. Portanto, o melão varia de uma tonalidade acinzentada para uma cor creme atraente.

Por outro lado, continuam a sua aposta na linha de melões de polpa magenta com uma nova variedade para o início da colheita: o Magverik F1. Além de sua robustez e resistência ao mofo e pulgões, Magverik F1 «trata-se de uma variedade de dupla finalidade, destinada tanto à venda in natura quanto à indústria, graças ao maior percentual de matéria seca e à cor muito característica de sua polpa, cada vez mais procurada no segmento de pré-preparados minimamente processados».

No que diz respeito aos Charentais tradicionais, este ano a BASF apresenta duas novas variedades: Eclair F1 (para o início da temporada) e Torum F1 (para o meio da temporada). O primeiro destaca-se pelo amadurecimento precoce e calibre, e o segundo pela qualidade organoléptica e resistência ao mofo e pulgões.

Novas variedades de melões de Natal

A BASF continua assim a consolidar a sua oferta de mini melões natalícios para exportação, nos quais existem duas variedades (Kumara F1e Kudoru F1) que cobrem a temporada de produção espanhola de 1 de Junho a 30 de Setembro, bem como a contra-temporada no Brasil que vai de 1 de Outubro até quase o final de Março. Esta linha adapta o arquetípico melão espanhol a um formato mais conveniente, ideal para o mercado de exportação e até para o mercado interno, agora que as pequenas unidades familiares são a norma.

A gama tradicional de melões de Natal foi aumentada para La Mancha com Rockero F1, um melão muito saboroso com polpa crocante e um desempenho pós-colheita muito bom. «Tem um calibre comercialmente atraente de 3-3,5 quilos», explica José Ramón Naranjo, especialista em vendas de melão da BASF, que reitera o seu sabor único: «Tem um paladar diferente, crocante, mas com muito sabor, intensidade e um bom nível de açúcar».

BASF é sinónimo de sabor em melancias. «É a nossa marca registada», confirma Pere Montón, gestor de contas da melancia, acrescentando que, apesar de ter alcançado os mais altos padrões do mercado, continuam «a trabalhar na introdução de novas variedades para atender às tendências actuais do mercado».

A este respeito, Montón explica que «a base de sabores vem da gama de variedades para vendas frescas», com referências como Boston F1, Bengala F1, Fashion F1, Style F1 e Stellar F1. Desse ponto de partida, a BASF elevou a fasquia e lançou a sua linha Gem no mercado (Sun Gem F1 e Moon Gem F1), voltada para projectos de marca própria de alto padrão e consumidores «que procuram uma experiência sensorial e refrescante, uma explosão de sabor com um paladar diferente».

Nas versões mini e midi, e mais uma vez sem perder um pingo de sabor, as variedades oferecidas incluem Premium F1, Kaori F1 e Frilly F1, além de Hiromi F1 e Kalanda F1, actualmente em plena fase de expansão.

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A BASF foi pioneira na introdução das chamadas variedades de “duplo propósito” no mercado, ou seja, adequadas tanto para venda em fresco como para processamento. A empresa antecipou, assim, o grande aumento na venda de porções de um quarto e meio no mercado interno, sem abrir mão das melancias de calibre óptimo para o mercado de venda in natura. Bazman F1 e Harmonium F1 são as suas referências neste segmento.

Finalmente, com o objectivo de garantir que «os clientes minimamente processados ​​desfrutem exactamente da mesma qualidade que os compradores de melancias frescas», a BASF está a desenvolver uma nova linha de melões de polpa ultra-firme, garantindo a manutenção da cor vermelha profunda. A Nun 31707 WMW F1 é a primeira variedade comercial, mas certamente não será a última, visto que já existem outras duas em desenvolvimento.

A BASF «adapta assim a sua já vasta gama de melões e melancias às novas tendências do mercado sem abrir mão do sabor, com o único objectivo de oferecer aos consumidores um alimento saudável, atraente e sustentável e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade dos negócios».

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