Azeitona Galega da Beira Baixa reconhecida como Indicação Geográfica Protegida

Foi publicado a 8 de Marco de 2023, no Jornal Oficial da União Europeia, Regulamento de Execução (EU) 2023/505 da Comissão de 1 Março de 2023, o reconhecimento da Azeitona Galega da Beira Baixa como Indicação Geográfica Protegida.

Fruto de um longo trabalho de mais de seis anos, liderado pela Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) que, em parceria com um conjunto de entidades, desenvolveu o caderno de especificações para a Azeitona Galega da Beira Baixa, agora aprovado na Comissão Europeia.

A partir deste momento todos os produtores de Azeitona Galega da área geográfica abrangida – todas as freguesias dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação –dispõem de um instrumento de valorização e comunicação desta azeitona de conserva, tipicamente portuguesa, perante os diferentes mercados.

Trata-se com este reconhecimento e definição de regras comuns de produção, de um pacto de confiança com os consumidores materializado na autenticidade e genuidade da origem e do saber fazer. A gestão desta Indicação Geográfica Protegida passará ser da responsabilidade da APABI tal como já acontece com os azeites Denominação de Origem Protegida: Azeite da Beira Alta e Azeite da Beira Baixa.

A variedade de azeitona galega é exclusivamente portuguesa e ao longo dos últimos anos tem vindo a ser substituída por outras variedades, inclusive de outras origens. A região da Beira Baixa caminha para um dos últimos redutos desta variedade a nível nacional e este reconhecimento representa a ambição de inverter o abandono destes olivais, na sua maioria de sequeiro, promovendo uma utilização alternativa da azeitona, com acréscimos significativos de rendimento ao produtor e naturalmente estimulado pela procura dos mercados, que lhe reconhecem para além da sua qualidade, a sua diferenciação.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

image002 (1)
ADP Fertilizantes lança novo negócio de produtos biotecnológicos
Azeitona galega
Azeitona Galega da Beira Baixa reconhecida como Indicação Geográfica Protegida
Foto Salad Greenhouse (6)
Abertas candidaturas para a 7ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023

Notícias relacionadas

image002 (1)
ADP Fertilizantes lança novo negócio de produtos biotecnológicos
A ADP Fertilizantes acaba de lançar um novo negócio no sector dos produtos biotecnológicos....
Foto Salad Greenhouse (6)
Abertas candidaturas para a 7ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023
Arrancou o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023 que desafia jovens universitários...
tomatoes-1867744_1920
Fitosistema promove nematodicida biológico
NEMguard é um nematodicida que actua por contacto. Segundo a Fitosistema, empresa...
publireportagem Alltech
GPP publica edição da Cultivar sobre custos de contexto
Os custos de contexto constituem o tema da edição 27 da publicação Cultivar...