Aumento de exportações em 2021 em destaque no Fórum Anual dos Vinhos de Portugal

De Janeiro a Setembro de 2021, as exportações de vinho de Portugal cresceram em volume e em valor em comparação com o mesmo período de 2020. Totalizaram 244 milhões de litros – o que representa um incremento de 6,7% face ao período homólogo do ano passado –, atingindo um valor de 669 milhões de euros (M€) – mais 11,7% em volume – e um preço médio por litro de 2,75 euros por litro – um aumento de 4,7%.

Na edição de 2021 do “Fórum Anual dos Vinhos de Portugal”, evento promovido pela ViniPortugal a 24 de Novembro, em Santarém, estes dados foram motes para o destaque dado ao desempenho dos vinhos portugueses no mercado externo. Neste contexto, a entidade organizadora assinala que, «embora o mercado nacional não registe resultados positivos, Portugal atinge números inéditos e muito positivos nas exportações, que permitem antecipar o objectivo de atingir a barreira dos mil milhões de euros em 2023».

De Janeiro a Setembro de 2021, o principal destino do vinho português foi França (com 84 M€), seguido por Estados Unidos da América (83 M€), Reino Unido (60 M€), Brasil (55 M€) e Alemanha (40 M€), cinco mercados que perfizeram 44,9% do volume total exportado e 48,1% do valor total exportado nesse período. Foi também realçado que os maiores países importadores de vinho registaram quebras significativas e que, em paralelo, «Portugal registou um aumento da sua quota de mercado em quase todos eles (com excepção da China), reforçando a sua presença nesses mercados e atingindo crescimentos sustentados face a 2020».

A ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos vinhos de Portugal em mercados internacionais, fala em «excelentes resultados, tendo em conta os últimos anos adversos do comércio mundial e especialmente quando comparado com os principais concorrentes nos mercados internacionais». «Quando todos os países reduziram o seu desempenho, Portugal regista uma performance de excelência e reforça a sua presença em múltiplos mercados, destaca.

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Segundo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal – entidade que celebra o seu 25º aniversário em 2021 –, «é de salientar que, desde 2010, com ligeira interrupção em 2016, Portugal cresce nas exportações, em valor e volume, um marco do sector, especialmente quando assistimos aos principais mercados importadores a diminuir a sua capacidade de resposta». «O sector tem conseguido aproveitar da melhor forma estas fragilidades e, deste modo, conseguido ganhar cada vez mais quota internacional. O nosso objectivo para 2022 está em linha com o que temos vindo a fazer: queremos aumentar o valor em preço dos nossos vinhos, pois temos a excelência necessária para isso. A performance dos vinhos de Portugal são um reflexo da resiliência e esforço de todo o nosso sector.»

Dados apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) indicam que a venda de vinhos tranquilos no mercado nacional, de Janeiro a Setembro de 2021, baixou 2,5% em volume (atingindo 180 milhões de litros) e 5,1% em valor (totalizou 562 M€) em relação ao período homólogo de 2020, tendo o preço médio caído 2,7%. Os «confinamentos durante o início do ano, que levaram a restrições severas na restauração e ao decréscimo do sector do turismo» são as as principais causas apontadas para estas descidas.

Sendo o enoturismo o tema em foco neste evento, falou-se «da valorização dos territórios vinhateiros, do papel da gastronomia portuguesa aliado ao vinho e ao turismo local e nacional enquanto elementos relevantes para acrescentarem valor à actividade turística e, em simultâneo, para reafirmarem o vinho de Portugal enquanto um produto de excelência, erguendo o mercado nacional e fortificando as exportações de Portugal». Na edição de 2021 do “Fórum Anual dos Vinhos de Portugal”, a ViniPortugal e as entidades certificadoras divulgaram ainda os planos de marketing e promoção para 2022.

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