Asfertglobal lança inoculante microbiano Kiplant Endofit

A multinacional portuguesa Asfertglobal, que opera no sector da biotecnologia, anunciou o lançamento do Kiplant Endofit, produto que define como «um inoculante microbiano promotor do crescimento das plantas que promove um equilíbrio entre microrganismos benéficos e antagonistas». A empresa explica que se trata de um produto composto pela estirpe única de Bacillus velezensis BS36, isolado e desenvolvido 100% pela Asfertglobal através das mais recentes tecnologias ómicas (genómica, metabolómica, proteómica)», acrescentando que «é uma solução sem resíduos e transversal a várias culturas».

Segundo a empresa, o Kiplant Endofit promove um equilíbrio entre microrganismos benéficos e antagonistas essencialmente por duas razões. Uma delas é a «rápida colonização», «uma vez que os indivíduos desta estirpe BS36 apresentam uma elevada capacidade de colonização das plantas, criando uma competição natural desfavorável ao desenvolvimento de microrganismos patogénicos nocivos às plantas». A outra reside nos seus «metabolitos secundários», «que contribuem para a indução das defesas naturais da planta (ISR)».

A Asfertglobal afirma que este produto «inovador» apresenta-se como «mais uma ferramenta ao serviço dos agricultores, tanto em agricultura convencional como biológica», e que «a chave para a eficácia desta solução está na sua capacidade endofítica e na sua formulação de última geração». «Esta formulação inovadora está desenhada para proteger a estabilidade do Bacillus e dos seus metabolitos secundários, maximizando a sua conservação. A capacidade endofítica da bactéria garante que o Kiplant Endofit, ao aplicar-se via foliar, rapidamente migre para o interior da planta, iniciando assim o seu efeito positivo quer na planta, quer no microbioma das folhas e solo», refere a empresa.

A Asfertglobal salienta que este novo produto «conta com a inovadora tecnologia INomics (Innovation through omic technologies), uma tecnologia de ponta, desenvolvida através de uma pesquisa avançada de interacções planta-microrganismo, que permite explorar o potencial máximo produtivo de metabolitos secundários e proteínas, fundamentais para mitigar o impacto de factores de stress abiótico e bióticos, garantindo assim um maior potencial de crescimento e produtividade em condições ambientais cada vez mais desafiantes». A propósito do lançamento deste produto, Joel Jerónimo, CEO da Asfertglobal, diz que, «para além de ser um produto com excelentes resultados de eficácia em campo, Kiplant Endofit está alinhado com as exigências e necessidades dos agricultores e com o quadro regulamentar europeu».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

4b
Asfertglobal lança inoculante microbiano Kiplant Endofit
1
Mercadona assinala cinco anos em Portugal e 1.000 milhões de euros investidos
1
Formação da Academia 2024 do Centro de Frutologia Compal já está no terreno

Notícias relacionadas

1
Mercadona assinala cinco anos em Portugal e 1.000 milhões de euros investidos
A Mercadona, empresa de supermercados, assinala esta terça-feira, dia 2 de Julho,...
1
Formação da Academia 2024 do Centro de Frutologia Compal já está no terreno
Já arrancou mais uma edição da Academia do Centro de Frutologia Compal. Este...
4
Frutas Classe em foco no 18.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Localizada em Salir do Porto, a Frutas Classe é a organização de produtores...
1
Syngenta apresenta soluções de agricultura de precisão para a cultura do milho na Quinta da Cholda
A Syngenta realizou um Dia de Campo na Quinta da Cholda, Golegã, a 25 de Junho,...