Ascenza recebe a visita do ministro da Economia e do Mar

Em visita à Ascenza Agro, em Setúbal, no dia 30 de Março, o ministro da Economia e do Mar António Costa Silva, ressaltou a «capacidade da empresa em recriar-se e gerar valor através da inovação» de que é prova «o projecto TEC4Green que, no âmbito do PRR, vai contribuir para mudar a face dos fitofármacos em Portugal, na Europa e no mundo».

Acompanhado pelo CEO e pelo CFO da Rovensa, respectivamente Eric van Innis e Nuno Loureiro, e pelo COO da Ascenza, João Martins, António Costa Silva visitou a fábrica e as unidades laboratoriais de resíduos, e de microbiologia e biologia-celular, parte de um complexo que exporta 80% da sua produção.

O ministro da Economia e do Mar destacou o facto de a Ascenza «ser a única empresa deste sector com indústria em Portugal e um dos top 5 no seu segmento no sul da Europa», bem como a diferenciação dos recursos humanos, que «sendo mais de 50% altamente qualificados, só podem contribuir para um futuro muito promissor».

João Martins, responsável da Ascenza, teve a oportunidade de apresentar a empresa e os projectos em curso, nomeadamente o TEC4Green, que conta com um investimento global de 60 milhões de euros e reúne um consórcio de 18 entidades, «apostando na circularidade da cadeia de valor agroindustrial para desenvolvimento de produtos inovadores e recursos de digital farming, agricultura de precisão, descarbonização agronómica e energia verde». Estão em curso, para suporte deste projecto, licenciamentos industriais, avaliações de impacte ambiental e licenciamento ambiental.

Foi também apresentado o projecto de descarbonização, com o objectivo de atingir a meta Gás Zero em 2026 e contribuir para o Net Zero em 2050, o reforço das energias renováveis ao nível da excelência, «para manutenção da posição de liderança na gestão dos recursos energéticos».

Referiu-se também o projecto OCEAN ALIVE – Guardiões das Pradarias, que visa a conservação das pradarias do estuário do Sado, através da protecção e incremento da biodiversidade e aumento da captura de carbono.

Nascida há quase cem anos como Sapec, a Ascenza é especializada em protecção de plantas, e a quarta empresa de genéricos na Europa do Sul, sendo a única empresa de protecção de plantas com produção em Portugal.

Com um volume de negócios de 192M€, significando uma duplicação em menos de uma década, a empresa exporta 80% da produção para 15 países da Europa, Magreb e América do Sul, registando um Ebitda de 19% e investindo 9% do volume de negócios em R&D.

Um dos maiores empregadores da região, com 632 funcionários, 50% de recursos são altamente qualificados, sendo a única empresa portuguesa com capacidade de garantir aprovação de fitofármacos a nível europeu e internacional.

A empresa visa o alinhamento com os objectivos do Green Deal e do Farm to Fork, pela renovação do portfolio de produtos, a requalificação industrial, um novo paradigma empresarial de base colaborativa, a economia circular e uma visão global da sustentabilidade.

Fotos: Rui Minderico

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...