A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participa hoje, dia 30 de Julho, na Sessão Oficial de Lançamento do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Trata-se de um financiamento de 120 milhões de euros e tem como principais objectivos «garantir a disponibilidade de água para consumo urbano numa região com carências hídricas, reconfigurar a actividade agrícola e criar oportunidades para novas actividades económicas, nomeadamente ao nível da agricultura, turismo e energia», refere o Ministério em comunicado.
O Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, mais conhecido como barragem do Pisão, «é um dos maiores investimentos alguma vez realizados no Alto Alentejo e um projecto estruturante para o desenvolvimento e coesão do território», destacou por sua vez a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), acrescentando que a nova estrutura vai «beneficiar cerca de 110 mil pessoas nos 15 municípios» do distrito de Portalegre.
Segundo esta organização, os projetos e estudos detalhados deverão estar prontos até ao final deste ano e a obra concluída em 2025.