O Governo reforça o apoio aos agricultores afectados pelos incêndios com um montante de 500 mil euros, proveniente da conta de emergência da proteção civil, anuncia em comunicado.
Este apoio acresce aos 490 mil euros, «cujo pagamento já foi efectuado», provenientes do orçamento do Ministério da Agricultura e da Alimentação, totalizando assim 1 milhão de euros destinados aos produtores afectados pelos incêndios rurais.
«Pretende-se, assim, apoiar a alimentação dos animais das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos, face aos danos provocados pelos incêndios, nomeadamente a destruição das pastagens».
Podem beneficiar deste reforço de apoio as unidades de exploração económica, previstas no n.º 1 do artigo 2.º da Portaria n.º 205 -B/2022, de 16 de Agosto, na sua redação actual, que ainda não tenham sido objecto do apoio nela previsto.
Os produtores pecuários podem candidatar-se a este apoio extraordinário no Portal do IFAP até às 23:59 horas, de dia 19 de Setembro.
A atribuição dos apoios compete à estrutura de coordenação e controlo composta por um representante de cada uma das seguintes entidades:
- a) Secretária de Estado da Proteção Civil, que coordena;
- b) Secretária de Estado do Orçamento;
- c) Secretário de Estado da Agricultura;
- d) Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC);
- e) Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P. (IFAP, I. P.).
«O procedimento administrativo adoptado continuará a permitir agilizar a rapidez de pagamentos, tendo em vista responder às necessidades prementes dos produtores», asseguram no mesmo documento.