António Saraiva, engenheiro agrónomo e antigo director executivo da Portugal Nuts assumiu o cargo de CEO do InnovPlantProtect (InPP), laboratório colaborativo (CoLAB) sediado em Elvas, sucedendo a Pedro Fevereiro, que ocupou o cargo durante cinco anos.
António Saraiva toma posse num momento caracterizado pelo crescimento das actividades do CoLAB elvense e marca uma nova fase no desenvolvimento e consolidação do InPP.
António Saraiva tem uma sólida experiência como gestor de conhecidas empresas do negócio agrícola dos sectores privado e público, tendo sido director-geral da Syngenta em Portugal e em Espanha, assumiu responsabilidades para a Ibéria, com uma liderança assinalada em diversas áreas como sustentabilidade, logística, coordenação de recursos humanos, planeamento estratégico e desenvolvimento de projectos em vários sectores.
O novo director executivo do CoLAB vai liderar uma equipa de 44 colaboradores e está focado em consolidar e desenvolver o percurso de liderança do InPP no sector agrícola nacional.
Com experiência nacional e internacional, António Saraiva, licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, exerceu funções na Syngenta Crop Protection em Portugal e Espanha, tendo ocupado a função de director de Sustentabilidade para África, Médio Oriente e Turquia, durante três anos.
A isso somou a responsabilidade da presidência da Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas – Anipla (actual CropLife Portugal) durante oito anos, de 2001 a 2009.
Entre 2012 e 2018 foi presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias. Neste período foi também presidente da Direcção da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
Mais recentemente, António Saraiva foi director executivo da Portugal Nuts – Associação para a Promoção de Frutos Secos.
«É com um enorme sentido de responsabilidade e grande motivação que entro nesta fase deste ambicioso projecto. Acompanhei a sua evolução com bastante interesse e é com imenso agrado que vejo o progresso alcançado com a sua implementação e com o trabalho desenvolvido pelo Pedro Fevereiro e pelos demais profissionais deste CoLAB», refere António Saraiva.
Para Pedro Fevereiro, «este é um momento apropriado para entregar a liderança do InPP ao
António. O InPP fecha um ciclo estratégico de inovação, sustentabilidade, parcerias de sucesso, foco na proximidade com os clientes e parceiros e numa cultura organizacional interna forte que permanecem a essência do CoLAB. Estou certo que a experiência do António enquanto líder de sucesso e o forte alinhamento com a cultura e valores do InPP serão impulsionadores de um novo ciclo de crescimento do CoLAB. Ainda ficarei algum tempo ligado ao InPP, mas sinto que este é o momento certo para iniciar um novo capítulo na organização e também na minha vida».
Durante o mês de Dezembro, Pedro Fevereiro e António Saraiva vão levar a cabo uma fase de transição, conjunta, que se considera importante e saudável para a organização.