Ano Internacional da Mulher Agricultora é celebrado em 2026

Vai ser celebrado em 2026 o Ano Internacional da Mulher Agricultora (International Year of the Woman Farmer), na sequência de uma decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A resolução foi proposta pelos Estados Unidos da América e foi adoptada no início de Maio por unanimidade.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) salienta que a resolução «convida» todos – países, organizações internacionais, entidades públicas, sociedade civil, entidades privadas, academia, etc. – a «aumentar a consciencialização sobre o papel crucial que as mulheres agricultoras em todo o mundo desempenham nos sistemas agroalimentares, bem como sobre as suas contribuições para a segurança alimentar, nutrição e erradicação da pobreza». Segundo a entidade, o Ano Internacional da Mulher Agricultora «servirá de plataforma para a adopção de políticas e acções eficazes contra as barreiras e desafios que as mulheres agricultoras enfrentam nos sistemas agroalimentares, bem como para promover a igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres na agricultura».

A FAO defende ainda que a celebração desta efeméride «destacará também o papel vital das mulheres camponesas e de outras mulheres rurais na garantia da sobrevivência económica das suas famílias e na contribuição para as economias rurais e nacionais». Esta entidade da ONU tem vindo a dar destaque, entre outros tópicos, às questões de género e ao papel das mulheres – apresentou em 2023 um relatório sobre “O estatuto da mulher nos sistemas agroalimentares”, que pode consultar aqui – e afirma que, ao comemorar o Ano Internacional da Mulher Agricultora em 2026, «reconhece o papel fundamental das mulheres rurais nos sistemas agroalimentares globais e compromete-se a enfrentar os desafios que enfrentam».

[imagem: EqualRural]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2a
Jorge Tomás Henriques renova mandato como presidente da FIPA
3a
60.ª Feira Nacional de Agricultura de 8 a 16 de Junho em Santarém
Luís Simões inaugura quatro novos Centros de Operações Logísticas
Luís Simões dispõe de quatro novos centros de operações logísticas

Notícias relacionadas

2a
Jorge Tomás Henriques renova mandato como presidente da FIPA
Jorge Tomás Henriques foi recentemente reeleito, pela oitava vez consecutiva,...
3a
60.ª Feira Nacional de Agricultura de 8 a 16 de Junho em Santarém
De 8 a 16 de Junho, o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA),...
Luís Simões inaugura quatro novos Centros de Operações Logísticas
Luís Simões dispõe de quatro novos centros de operações logísticas
O operador logístico Luís Simões instalou quatro novos Centros de Operações...
Photo © 2023 - ASV Photography Ltd.www.ASVphotos
V Organic Food & Eco Living Iberia a 4 e 5 de Junho em Madrid
O Hall 4 do Ifema, em Madrid, Espanha, acolhe nos dias 4 e 5 de Junho a quinta...