Projecto BioComp_3.0 realiza dia aberto a 28 de Maio em Montemor-o-Velho

“Controlo do jacinto-de-água e sua valorização segura – novas tecnologias de apoio” é o tema do dia aberto que o projecto BioComp_3.0 promove no dia 28 de Maio de 2024. Com início a partir das 10h00, decorre na Estação de Bombagem do Foja, em Montemor-o-Velho, e é dedicado aos agricultores.

Segundo a organização, este dia aberto terá como objectivos «sensibilizar os agricultores para os constrangimentos locais e custos sociais apresentados pela planta invasora jacinto-de-água, promover a consciencialização sobre a importância da prevenção da propagação do jacinto-de-água e apresentar novas tecnologias de apoio à monitorização da propagação do jacinto-de-água e tomada de decisão no seu controlo». Pode consultar o programa completo do evento aqui.

O projecto BioComp_3.0 teve início em Junho de 2023 e finda em Setembro de 2025. Esta iniciativa conta com um investimento total de 883.695,78 euros, tem financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, pela Colina Generosa, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), pela Universidade da Madeira, pela Siro, pela Formação|Gestão, pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pelas pequenas e médias empresas João Manuel Hilário Palma Dias, Carla Sofia Sengo Maçoas e Paisagem Silvestre, Unipessoal Lda.

Este projecto sucede ao BioComp_2.0, projecto que terminou em 2023 e que também tinha vários objectivos em torno da planta invasora aquática jacinto-de-água, nomeadamente a «produção de compostos orgânicos biológicos para a valorização do jacinto-de-água e subprodutos resultantes das actividades agropecuárias, florestais e agroindustriais». Os interessados em participar neste dia aberto podem efectuar a inscrição aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3a
GPP: 30.ª Cultivar aborda melhoramento e técnicas genómicas
Programa-acao-sobre-bichado_28-5-2024
Acção sobre bichado a 28 de Maio em Alcobaça
EqualRural_02a
Ano Internacional da Mulher Agricultora é celebrado em 2026

Notícias relacionadas

3a
GPP: 30.ª Cultivar aborda melhoramento e técnicas genómicas
“Melhoramento e técnicas genómicas” o tema da 30.ª edição da publicação Cultivar...
Programa-acao-sobre-bichado_28-5-2024
Acção sobre bichado a 28 de Maio em Alcobaça
O Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, na cidade de Alcobaça, acolhe...
EqualRural_02a
Ano Internacional da Mulher Agricultora é celebrado em 2026
Vai ser celebrado em 2026 o Ano Internacional da Mulher Agricultora (International...
3a
II Open Day da Batata a 9 de Julho em Salvaterra de Magos
Decorre a 9 de Julho, em Salvaterra de Magos, a segunda edição do Open Day da...